MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Urcamp recebe nota máxima na avaliação do MEC

Publicada em 22/08/2018
Urcamp recebe nota máxima na avaliação do MEC | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Urcamp passa ser o único Centro Universitário do Rio Grande do Sul a conquistar a nota cinco

Eram pouco mais que 14 horas quando o grito entusiasmado de "Nós somos cinco!" ecoou pelo corredor no segundo piso do prédio central, onde funciona a parte administrativa e acadêmica da Urcamp. Em menos de um minuto, o tom festivo tomou conta dos demais espaços. O saguão foi o ponto de encontro de professores, técnicos, colaboradores e alunos. Todos estavam reunidos para comemorar a nota máxima (5,0) liberada pelo Ministério da Educação – MEC, através do Emec, sistema onde são publicadas as notas das avaliações institucionais, conforme explica a pesquisadora institucional da Urcamp, Elis Helena Aguzzi Cougo Dias.

A euforia tem justificativa. Marcando presença na região há mais de 60 anos, a Urcamp tem mantido a oferta de Ensino Superior nas regiões da Campanha e Fronteira Oeste desde o tempo em que os governos não se aventuravam na garantia de acesso ao ensino universitário. Por isso, a reitora Lia Quintana diz orgulhosa que a Urcamp é fruto das demandas da comunidade e para ela volta suas atenções. "O trabalho da Urcamp começa focado em sua finalidade de formar profissionais de nível superior, mas se estende à comunidade, apoiando e promovendo eventos e projetos de extensão que têm resultado direto no futuro e no desenvolvimento da região", afirma. "Quando o MEC reconhece com nota máxima este trabalho, nós ficamos muito felizes porque sabemos que estamos no rumo certo, que podemos contar com a melhor das equipes que um gestor poderia sonhar", afirma.

A avaliação

A Urcamp recebeu a visita de três avaliadores do Ministério da Educação nos últimos dias 13, 14 e 15. Durante estes dias, os representantes do ministério revisaram documentos, analisaram estatutos, plano de desenvolvimento institucional e promoveram visitas detalhadas a laboratórios, salas de aula e espaços de convivência oferecidos pela instituição comunitária de Ensino Superior. A visita in loco faz parte do processo de recredenciamento da instituição junto ao MEC, necessária para dar continuidade aos serviços prestados pela Urcamp em sua área de atuação. A proposta da instituição foi a de recredenciar-se alterando a organização acadêmica de universidade para centro universitário, o que transformou-se em realidade com a aprovação dos avaliadores.

Mas para alcançar o objetivo do recadastramento, a Urcamp vem trabalhando desde a primeira gestão da reitora Lia Quintana no sentido de equacionar dívidas históricas tendo por base, entre outras medidas, o seu redimensionamento institucional. Isso permitiu manter as folhas de pagamento em dia e conquistar acordo com a Justiça do Trabalho para a quitação continuada dos passivos trabalhistas. "Foi com as medidas de ajuste financeiro e administrativo que pudemos avançar em propostas inovadoras na área acadêmica. O resultado foi dobrado: garantimos a recuperação da credibilidade da Urcamp junto à comunidade interna e externa e, também, tivemos nosso esforço reconhecido pelo mais criterioso processo de avaliação que existe, o do próprio Ministério da Educação", revela a reitora Lia.

A pró-reitora de Ensino da Urcamp, professora Virgínia Dreux, avalia o esforço coletivo para que se chegasse a este quadro. "Foi mais de um ano de trabalho até recebermos essa avaliação, entre atualização de documentos, melhorias na infraestrutura, acervo das nossas bibliotecas virtual e física, adequação no quadro de professores e inclusão de novas tecnologias, então esse reconhecimento é para todos nós, professores, colaboradores e alunos, e isso representa o ápice da nossa gestão", avalia.

Nesse sentido, a organização encontrada pelos avaliadores foi resultante de um processo interno de conscientização e de apoio às medidas adotadas. Cada membro da equipe foi mobilizado a cumprir com metas de trabalho e de organização que levaram a instituição ao melhor desempenho dentro dos limites disponíveis. Dividida em 10 dimensões previstas no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), distribuídas em cinco eixos pelo MEC, a avaliação resultou em análises positivas pelos avaliadores, como demonstram as manifestações da comissão: "... ficou claro o perfil extensionista da Urcamp, destacam-se as ações de cunho social desenvolvidas pela IES como a Casa da Menina que atende meninas em situação de vulnerabilidade, além disso a IES tem um papel histórico-cultural muito importante para a região como a manutenção do Museu Dom Diogo de Souza, preservando as memórias do seu povo."
Sobre a equipe e ambiente de trabalho a comissão dissertou: "Destaca-se a cordialidade e organização dos colaboradores da instituição frente à visita in loco, quando foi disponibilizado todos os documentos suficientes para que a comissão pudesse desenvolver seu trabalho da maneira mais eficiente possível. Ficou claro nas entrevistas com toda a comunidade acadêmica que a IES sabe de suas limitações, as reconhece e que está trabalhando para corrigi-las no decorrer dos anos seguintes, conforme metas do seu PDI 2018-2022".
Com esse resultado, a Urcamp passa ser o único Centro Universitário do Rio Grande do Sul a conquistar a nota cinco, nota máxima do MEC.

Prefeito Divaldo Lara parabeniza 

"Quero parabenizar a Urcamp pela nota do recredenciamento junto ao MEC, nota cinco, nota máxima, merecida por todo o trabalho, toda a eficiência na gestão, na equipe comprometida e esse trabalho que fizemos entre instituições somando esforços para o crescimento coletivo. Fico feliz de ter deixado minha contribuição nesse grande projeto que é um projeto de crescimento e expansão da nossa instituição, que tenho certeza, com esta nota vence mais uma etapa. Bagé entra num novo ciclo com essa nova Urcamp. Virtuoso! De desenvolvimento em todas as áreas e segmentos. Parabéns à Urcamp!"

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br