MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Curso de Nutrição da Urcamp celebra 20 anos

Publicada em 30/08/2018
Curso de Nutrição da Urcamp celebra 20 anos | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Professores organizam comemoração

Em 20 anos de atuação, já foram 32 turmas de nutricionistas graduados. E para celebrar a data, a programação de hoje, que acontece no complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza, partir das 19 horas, irá contar com a presença da reitora Lia Quintana, ex-alunos, profissionais da Nutrição e a comunidade acadêmica da área da saúde da Urcamp. Será um momento de discutir os rumos e tendências da profissão, mas, principalmente, de comemorar a nota cinco, conceito máximo concedido à Urcamp pelo Ministério da Educação na última semana, assim como as duas décadas da graduação em Bagé. A agenda prevê homenagens a ex-alunos, hoje graduados e atuantes no mercado de trabalho ao redor do mundo e uma palestra com a nutricionista Sandra Costa Valle, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Não é novidade que os cuidados com a alimentação e o estímulo a hábitos saudáveis têm sido uma grande preocupação mundial nos últimos anos. Porém, é preciso saber de que forma as pessoas estão buscando se adequar, para estarem conectadas com a saúde, com o corpo e a mente. E é aí que entra o profissional da Nutrição, para aliar tudo isso com a tão sonhada qualidade de vida.

Foi o tempo que se acreditava que ter saúde era somente a ausência de doença. O equilíbrio é um indicador de saúde, bem-estar, desenvolvimento e prosperidade. Tanto é que, quando um setor da vida não está caminhando bem, poderá abalar negativamente outro. Sendo assim, é preciso estar bem por inteiro e ter equilíbrio com saúde, amigos, amor, família, dinheiro, profissão, o lado emocional, espiritual e atividade física. É necessário que todas as áreas da vida estejam caminhando em harmonia e a alimentação correta é fundamental para termos saúde, e essa é a grande preocupação do curso de Nutrição da Urcamp, há exatos 20 anos, desde sua implantação de fato.

A diretora do Centro de Ciências da Saúde e coordenadora do curso de Nutrição, Mônica Palomino, está à frente desta trajetória desde a criação do curso, ainda no ano de 1995. "Até 1998, trabalhamos o projeto, com levantamento de interesse na comunidade, nas empresas e nas escolas de Ensino Médio. Pesquisamos se havia interesse, tanto de mercado de trabalho quanto o interesse dos alunos em cursar a Nutrição. Diante dos resultados e a receptividade que tivemos, nós implantamos o curso", conta.

O número de ingressos já foi expressivo desde a primeira turma, quando o curso ainda funcionava no turno diurno. Em 2012, passou a ser oferecido à noite, teve seu currículo readequado e atualizado às novas realidades de mercado, com busca na formação do profissional ético, comprometido com o desenvolvimento regional e que atenda às demandas da comunidade.

Com duração de quatro anos, o curso de Nutrição integra o Centro de Ciências da Saúde e forma profissional generalista, porque passa a ter conhecimento de todas as áreas de atuação do profissional nutricionista e inovador. "É muito gratificante estar à frente desse curso, vejo a história de cada aluno, a gente acompanha a trajetória deles. Desde quando ingressam, com toda uma expectativa, até o momento de vê-los formados, a gente se realiza e a satisfação é ainda maior quando a gente vê esses alunos atuando no mercado de trabalho e prosperando. Mas o resultado de todo esse trabalho é fruto de toda uma equipe de professores e funcionários que têm um comprometimento e uma capacitação que fazem o nosso curso ser o sucesso que é", resume Mônica.


BOX
Áreas de atuação

Saúde pública: pode atuar em empregos públicos, como em unidades básicas de saúde, escolas e vigilância sanitária.

Nutrição clínica: pode atuar em hospitais, clínicas, Spas, consultórios, personal dieter e home care.

Marketing e esporte: pode atuar na projeção de produtos e empresas voltadas para a área da nutrição, assessoria em nutrição de atletas, clubes de futebol e academias.

Pesquisa em alimentos: desenvolvimento de novos produtos na área de tecnologia dos alimentos.

Docência: docência no Ensino Superior.

Administração: assessoria e consultoria em restaurantes comerciais e industriais e escolinhas de Educação Infantil.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br