MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Senac Bagé apresenta quatro trabalhos em Feira de Projetos Estadual

Publicada em 01/09/2018
Senac Bagé apresenta quatro trabalhos em Feira de Projetos Estadual | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Estudantes mostraram projeto desenvolvido para auxiliar cadeirantes a realizar compras em mercados e lojas

Estudantes dos cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Bagé apresentaram quatro trabalhos na feira estadual de projetos da instituição, realizada entre quarta e sexta-feira, no Centro de Eventos do BarraShopping Sul, em Porto Alegre.
O evento tem como principal objetivo apresentar soluções inovadoras para as empresas do comércio de bens, serviços e turismo. Na oportunidade, os discentes da unidade de Bagé apresentaram os projetos classificados a partir da etapa municipal do evento, desenvolvidos através dos cursos de Enfermagem, Segurança do Trabalho, e Aprendizagem em Serviços Administrativos.

Projetos

O curso técnico de Aprendizagem Comercial em Serviços Administrativos, levou ao evento o projeto “Pelas mãos do pampa - comercialização dos produtos artesanais através do marketing nas mídias sociais”, realizado pelos alunos Eduardo Xavier, João Eduardo Gonçalves e Rafaela Araújo, com orientação de Deividi Ribeiro Quintana.
Já o técnico em Enfermagem, contou com dois trabalhos na mostra. O primeiro, intitulado, “Chuveleito: segurança e conforto no banho do paciente acamado x ergonomia na enfermagem”, foi uma iniciativa das alunas Gláucia da Silva e Lara Medina, orientadas pela professora Joseli Maria da Rosa Lemos Vaz. O segundo, com nome “Pró-saúde ocupacional”, foi realizado pelas alunas Caroline de Oliveira, Daiane do Pinha e Suélen Rocha Saraiva, com orientação da professora Débora de Trindade Machado
Por fim, o curso técnico em Segurança do Trabalho levou ao evento o projeto “Mobility: autonomia do cadeirante no comércio”, realizado pelos alunos Cristian da Cunha Pinho, Eliézer da Silva Chagas e Geovane Viana Lopes.

Prática

De acordo com a orientadora do projeto Mobility, Muriel Oliveira Carneiro da Fontoura, a ideia vem sendo construída com os estudantes desde fevereiro deste ano, com objetivo de auxiliar cadeirantes na prática de atividades simples, como fazer compras no supermercado.
A orientadora explica que a iniciativa consistiu na criação de cestos adaptados com encaixe rápido e prático na parte da frente da cadeira de rodas, além da construção de uma mão de alcance para pegar as mercadorias nas prateleiras mais altas. Além disso, o protótipo do projeto é construído principalmente por peças que iriam para o descarte nos supermercados, tornando-o assim, sustentável e economicamente barato.
Segundo o estudante Geovane Viana Lopes, a ideia de realizar o projeto surgiu quando os alunos perceberam a dificuldade dos cadeirantes em chegar ao supermercado e realizar compras sem a ajuda de outras pessoas. “Observando essas situações, decidimos fazer esse trabalho para ajudá-los a realizar essas atividades sem a necessidade de pedir ajuda a outras pessoas”, declara.
Lopes destaca que o “Mobility” já foi posto em prática através de uma parceria com a Associação Bajeense de Pessoas com Deficiência e Familiares (Abadef) e a rede de supermercados Nicolini. Lopes afirma que os portadores de deficiência afirmaram se sentir importantes e agradecidos, pois a iniciativa os ajudou a ter autonomia na atividade. O aluno também relata que além da rede parceira, o projeto também atraiu a atenção de outros supermercados e do Sindicato do Comércio Varejista de Bagé (Sindilojas). “Nossa intenção é que esse projeto não se limite aos supermercados, também podendo ser adaptado em lojas com algumas alterações na mão de alcance”, revela o estudante.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br