MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

CGTEE integra plano de demissão voluntária da Eletrobras

Publicada em 13/09/2018
CGTEE integra plano de demissão voluntária da Eletrobras | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Iniciativa projeta desligamento de 2,4 mil funcionários

O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, diz que a estatal planeja reduzir seu quadro de funcionários em cerca de 2,4 mil pessoas como parte de seu Plano de Demissão Voluntária (PDV) a partir de outubro. O plano de desligamento acontece em meio ao processo de privatização de seis distribuidoras. O objetivo seria reduzir o endividamento da companhia e reequilibrar suas finanças. O PDV já havia sido aprovado em março deste ano para várias subsidiárias, o que inclui a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - CGTEE, que possui unidade em Candiota.

"Entendemos que tínhamos que avançar com algumas implantações de sistemas e com a mudança da companhia, que ocorre já no mês que vem, obviamente isso (o PDV) é um precipitador", afirma Ferreira. Segundo ele, deve se lutar para que o projeto de lei que cria regras para a privatização da Eletrobras seja aprovado, e que o mesmo vai trazer benefícios para todo o setor. "O projeto torna mais transparente e competitiva a venda dos ativos", explica.

A empresa propôs o pagamento da multa do FGTS, somado ao aviso prévio correspondente a três salários do empregado, mais 50% relativos à soma dos valores da multa e do aviso prévio, além de cinco anos de plano de saúde para quem aderir ao plano de demissão. Na primeira etapa do PDV, houve adesão de 736 empregados, em toda a Eletrobras.

Conforme o diretor estadual do Sindicato dos Eletricitários do Rio Grande do Sul (Senergisul), Genésio Avancini, a entidade não é nem a favor nem contra do plano de demissão voluntária como ação individual, já que se trata de uma decisão de gestão. "Mas isso está sendo usado como forma de tornar atraente a empresa aos olhos do mercado, pensando na sua privatização, e nesse sentido nós somos totalmente contra", ressalta.

Por enquanto, segundo ele, não foi repassado à delegacia do Senergisul de Candiota um documento oficial informando as condições da etapa do PDV, que deve começar em outubro, nem a expectativa de adesão por parte dos trabalhadores da CGTEE, subsidiária da Eletrobras. "A partir do momento que o sindicato for comunicado, nós vamos atuar como olheiros, orientando os colegas. Mas já adiantamos que não vale a pena trocar o seu emprego por uma quantia de dinheiro", afirma Avancini.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br