MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Atividades culturais e artísticas marcam homenagem a Paixão Côrtes

Publicada em 18/09/2018
Atividades culturais e artísticas marcam homenagem a Paixão Côrtes | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Estudantes da rede municipal participaram das atividades

Um dos nomes da Semana Farroupilha de Bagé, o fundador do Movimento Gauchesco Artístico-Cultural Rio-grandense (Mogar), João Carlos D'ávila Paixão Côrtes, foi homenageado, ontem, no Parque do Gaúcho. As atividades contaram com a presença de alunos das escolas municipais e apresentações das prendas e peões.

O memorial de Paixão Côrtes foi idealizado pela Escola de Laço Mário Brondani, que é patrono da Semana Farroupilha. As ações foram realizadas em parceria com as prendas e peões, que realizaram apresentações sobre a encilha, vaca parada, chimarrão brincadeiras de roda e danças tradicionais.

Nascido em Santana do Livramento, Paixão Côrtes liderou inúmeros movimentos importantes na história do tradicionalismo, dando origem ao símbolo da "chama crioula", por exemplo, além de muitos outros que inclusive inspiraram a criação da Semana Farroupilha. Dedicou sua vida a pesquisas históricas sobre a cultura do Rio Grande do Sul, resgatou as vestes, os costumes, as músicas e as danças. Foi modelo da Estátua do Laçador, que é a representação do gaúcho pilchado, instalada na entrada de Porto Alegre, onde hoje recorda a memória dos tradicionalistas que honram sua cultura e se orgulham dos ensinamentos trazidos por esse gaúcho que ensinou o que é a tradição.

De acordo com a primeira prenda adulta, Jade Correia Pereira, de 19 anos, as atividades aconteceram nos turnos da manhã e tarde e seguem, hoje, nos dois turnos. Na tarde de ontem foi realizada uma integração com os CTGs e apresentada a dança do pezinho, que foi uma das primeiras estudadas por Paixão Cortês. Além disso, a primeira prenda mirim, Larissa Jardim, realizou uma mostra sobre brinquedos e brincadeiras.

Além de Paixão Côrtes, a Semana Farroupilha irá prestar homenagem ao patrono e póstuma ao advogado e tradicionalista Diogo Madruga Duarte. Essas celebrações acontecem durante o desfile de 20 de setembro, que está previsto para as 9h30min, com abertura da Escolinha Cavalinho de Pau. Logo em seguida, haverá a apresentação de 41 entidades tradicionalistas. A previsão é que 1,5 mil cavalarianos participem da atividade.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br