MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Samu realiza cerca 40 atendimentos diários em Bagé

Publicada em 06/10/2018
Samu realiza cerca 40 atendimentos diários em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Serviço recebe, aproximadamente, cinco mil ligações mensais

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebe, atualmente, cerca de cinco mil ligações mensais pelo telefone 192, contabilizando aproximadamente 40 atendimentos por dia, em Bagé. Destes casos, a maioria é referente a acidentes domésticos e mal súbitos, como infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC).
Conforme a coordenadora administrativa do Samu, Luciane Martins, para manter o trabalho 24 horas por dia, todos os dias da semana, o serviço conta com um total de cinco unidades, incluindo uma Unidade de Tratamento Intensivo móvel, dois veículos básicos e mais dois reservas. A equipe é formada por 41 profissionais, entre enfermeiros, técnicos em enfermagem, condutores, telefonistas e radioperadores, que se revisam em três grupos por turno. Além disso, o Samu também recebe o auxílio de dois médicos, sendo um regulador, que agiliza a avaliação e envio de recursos, e um socorrista, responsável por acompanhar o veículo em casos de urgência.
Em Bagé há 13 anos, o Samu funciona, hoje, em um prédio alugado, de aproximadamente 80 metros quadrados, pertencente à Santa Casa de Caridade de Bagé, localizado ao lado do Centro Integrado de Oncologia (Cion).
No entanto, uma nova estrutura para o serviço está sendo construída ao lado da Estratégia Saúde da Família Sá Monmany, a mando da Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência.
Quando concluída a obra da nova sede, o Samu contará com área de 185 metros quadrados. Para a coordenadora, além do município economizar os recursos gastos com o aluguel, a obra também otimizará o serviço, sendo que os funcionários terão mais espaço para a locomoção e áreas apropriadas para a contenção e lavagem dos veículos e equipamentos.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br