MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

PSL tem 29 filiados em Bagé

Publicada em 10/10/2018

Com registro formalizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) há 20 anos, o Partido Social Liberal (PSL), que disputa a presidência da República com Jair Bolsonaro, tem 29 correligionários em Bagé. A legenda tem três filiados em Dom Pedrito e não tem diretórios em Aceguá, Candiota e Hulha Negra. A Comissão Provisória do diretório estadual, presidida por Carmen Flores, tem vigência até o dia 31 de dezembro, quando deve ser eleita uma nova composição.
O PSL foi fundado em 1994, mas só obteve registro definitivo em 1998, sob a presidência de Luciano Bivar. O pleito presidencial de 2018 é o segundo do partido. Em 2006, Bivar disputou o cargo, tendo como vice Américo de Souza. Em 2016, Uidson Ricardo Santos dos Santos (Zoinho) disputou a Prefeitura de Bagé pela legenda. A candidatura foi indeferida pela Justiça Eleitoral porque o diretório municipal da sigla não estava vigente.
Mesmo diante do pequeno quadro de filiados, o PSL alcançou um resultado expressivo em Bagé. Além dos 31.074 votos de Bolsonaro, na disputa pela presidência, o tenente-coronel Zucco, eleito para a Assembleia Legislativa, totalizou 1.519 votos na Rainha da Fronteira. Ruy Irigaray, que também se elegeu para o parlamento gaúcho, totalizou 655 votos na cidade. Sanderson, que vai ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados, alcançou 1.432 votos no município.

Representatividade
O PSL saltou de um deputado federal eleito em todo o País, em 2014, para 52 parlamentares, em 2018. Com o resultado, o partido terá uma das maiores bancadas na Câmara dos Deputados na próxima legislatura, atrás apenas do PT, que elegeu 56. O MDB, que durante os últimos anos foi a maior bancada, perdeu espaço, enquanto o Partido Novo conquistou mais cadeiras.

PRTB
O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), sigla do candidato a vice-presidente de Bolsonaro, general Hamilton Mourão, não elegeu parlamentares. A legenda tem representações em apenas 47 cidades gaúchas, de acordo com registros do TSE. Em Bagé, o PRTB tem 20 filiados.

Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br