MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Prefeitura aguarda licença prévia para transferir estruturas da Usina de Asfalto

Publicada em 26/10/2018
Prefeitura aguarda licença prévia para transferir estruturas da Usina de Asfalto | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Instalações serão montadas próximo à Embrapa

A reclamação dos moradores do entorno da usina de asfalto a quente e a frio pertencente ao município de Bagé, que está situada em uma área residencial no bairro Popular, vai motivar a transferência da estrutura até uma cascalheira às margens da BR-153. A mudança, já anunciada pelo Executivo, depende de licença prévia para ocorrer. Por outro lado, o uso do mesmo espaço para a extração de material foi autorizada, conforme anuncio feito, nesta semana, pela administração municipal.
Conforme o secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Ronaldo Hoesel, a ideia de mudar a usina iniciou no final de 2017, quando os moradores do entorno da estrutura e pais de crianças que estudam na Escola Municipal de Educação Infantil Tia Scylla solicitaram a transferência devido ao barulho, pó e fumaça. Ele explica que os órgão fiscalizadores vistoriaram a área e foi comprovado que o local é inapropriado para a indústria. "A prefeitura não foi impedida de produzir, mas decidimos parar por um período e utilizar apenas para finalizar a obra da Padre Abílio Sponchiado e realizar melhorias no entorno do bairro Getúlio Vargas", disse. Ele ressalta que entrou com o pedido de licenciamento em diversos locais de Bagé, só que toda a vez que havia um espaço apropriado, existia uma legislação que não permitia a instalação da usina. "Fizemos o processo no Parque do Gaúcho, onde foi realizado todo o levantamento, licenciamento, e, após o envio de toda documentação necessária, também foi descoberta uma lei de criação do Parque que não permitia a instalação de indústria no local", explicou, justificando o atraso para o deslocamento.
Hoesel enfatiza que, com a nova área, serão cumpridas as exigências ambientais para esse tipo de atividade, em um local apropriado. A previsão é que as estruturas estejam prontas ou em fase de instalação e seja feita a mudança de local em três meses. "Posteriormente, devemos licitar o restante do material necessário, como galpões, locais para abrigar refeitórios, banheiros, laboratório e depósito para armazenar o material e toda a infraestrutura necessária para que possamos trabalhar com tranquilidade", destaca.

Extração de material
De acordo com o titular da Secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan), Eduardo Deibler, existe a possibilidade de se realizar uma Parceria Público Privada (PPP) para a extração do material. “O alto custo operacional para a retirada do granito inviabiliza essa ação por parte da prefeitura, por isso a PPP vem ao encontro das necessidades, pois cerca de 15% da mistura utilizada na pavimentação asfáltica é composta pela pedra, como brita, pó de brita e o rachão, que compõe a base asfáltica”, explica.
Segundo o geólogo Everton Meira, foram realizadas quatro perfurações no local, o que possibilitou uma análise qualitativa da pedra. “Perfuramos cerca de um metro em quatro pontos, onde pudemos verificar a alta qualidade da pedra granítica, popularmente conhecida como moura”, diz.
Atualmente, a licença contempla cerca de 2,8 hectares, conforme o Executivo, podendo ser aumentada em breve para cinco hectares, com validade de quatro anos.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br