MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Historiador bajeense é convidado a publicar livro na Espanha

Publicada em 13/11/2018
Historiador bajeense é convidado a publicar livro na Espanha | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Obra foi tema de dissertação de mestrado

Lançado em 2015, na Feira do Livro, a obra “Uma Breve História do Forte de Santa Tecla” deve entrar no mercado europeu em breve. Isto porque o historiador Ivan Pinheiro, autor do livro, foi convidado para publicar em versão e-book por uma editora espanhola, por indicação da Universidade de Valência.
Ele conta que, há dois anos, busca informações sobre doutorados em universidades da Europa, principalmente Portugal e Espanha. Em um destes contatos, falou com o professor Paulo Peixoto, da Universidade de Coimbra, que se interessou pela pesquisa do historiador sobre o Forte de Santa Tecla. Peixoto, que também foi professor de Pinheiro em uma disciplina na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), informou que o tema despertaria grande interesse de universidades que têm estudos latino-americanos entre suas áreas de pesquisa.
Assim, Pinheiro chegou à Universidade de Valência, na Espanha, em busca de informações sobre o doutorado. O livro do historiador foi tema de dissertação de mestrado, cursado por ele na UFSM. “É um tema de interesse para Portugal e Espanha porque trata sobre a delimitação de terra no sul do Brasil, que é abordado nos Estudos Latino Americanos”, explica.
O trabalho foi, então, encaminhado para um processo seletivo na universidade. Lá, uma das editoras ligadas à universidade se interessou pelo tema e fez o convite para editar o livro. Em um primeiro momento, será distribuído em formato de e-book. Conforme a demanda, a editora publica em cópia física.
Agora, Pinheiro dá início ao processo de revisão e reformulação do conteúdo e tradução para o espanhol. A expectativa é que até o início de 2019 o material seja finalizado e entregue para a editora. “Fiquei muito feliz e vou tentar aproveitar ao máximo esta proposta. Agora tenho um longo trabalho para a frente, mas quero entregar o melhor material possível, até porque é uma questão importante não só para a história do Forte de Santa Tecla, como também para Bagé e para a América Latina”, destaca.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br