Cidade
Criação de Jogos Didáticos mobiliza acadêmicos do curso de Farmácia
Os alunos da disciplina de Farmacologia, do curso de Farmácia da Urcamp, participaram, na quarta-feira, de uma prova bem diferente e animada. Cada grupo, dividido entre seis estudantes, foi desafiado a inventar um jogo didático e pedagógico, no qual constavam questões relacionadas ao conteúdo da matéria. A atividade aconteceu no salão de atos da Urcamp e explorou a criatividade.
Um dos jogos foi alusivo ao quadro Passa e Repassa, do canal SBT, com direito a torta na cara. O trabalho de Orsinea Medeiros, do 4º semestre, era multifuncional, ou seja, pode ser aproveitado desde as séries iniciais a graduação. O jogo funciona como uma espécie de revisão do conteúdo através de cartas e um tabuleiro. "Desse jeito é muito melhor, porque é uma aula diferente. A gente traz a brincadeira para um tema sério e ele fica muito mais leve e fácil de entender", conta.
A atividade está dentro das metodologias ativas que a Urcamp já vem trabalhando para o início do ano letivo do ano que vem, revela Ana Carolina Zago, uma das professoras responsáveis. "Eles aprendem com mais facilidade, de uma maneira divertida, e desenvolvem várias competências, inclusive a da criatividade", explica.
Os jogos didáticos criados pelos alunos, agora, vão integrar os recursos que serão utilizados na instituição de Ensino Superior.