ANO: 25 | Nº: 6385
13/12/2018 Fogo cruzado

Prefeitura solicita urgência para votação da redução do ITBI

Atendendo solicitação do prefeito de Bagé, Divaldo Lara, do PTB, o Legislativo bajeense pode convocar sessões extraordinárias, para a próxima semana, para votar o projeto de lei que reduz, temporariamente, o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).
O projeto, que recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ), determina que a alíquota será reduzida de 3% para 1%, pelo período de 60 dias, contados a partir da aprovação da legislação. Os parlamentares não têm data para votação, em caráter conclusivo. A nova prevê, ainda, que a alíquota sobre os imóveis financiados através do sistema financeiro da habitação será de 0,5% sobre o valor efetivamente financiado, por um período de 60 dias da entrada em vigor da lei, não considerando como parte financiada o valor do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), liberado para a aquisição do imóvel.
O ITBI tem, como fato gerador, a transmissão, por ato oneroso, de bem imóvel; a transmissão, por ato oneroso, de direitos reais sobre o bem imóvel; ou a cessão de direitos a sua aquisição. A redução temporária, que foi sugerida pelo vereador Antenor Teixeira, do Progressistas, em novembro, já foi adotada pelo governo, no final do ano passado.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...