MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Mudança na CIP é retirada da pauta das extraordinárias

Publicada em 19/12/2018

A proposição que altera a legislação sobre a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CIP), apresentada pela prefeitura, foi retirada da pauta de sessões extraordinárias realizadas, ontem, pelo Legislativo bajeense. O líder do governo, vereador Graziane Lara, do PTB, explica que a proposta deve ser debatida com representações empresariais, antes de ser levada à votação.
Graziane afirma que os valores serão reduzidos para economias empresariais e industriais. Pela lei em vigor, o fato gerador da CIP é o consumo de energia elétrica por pessoa natural ou jurídica, mediante ligação regular de energia elétrica no território do município. Com o novo texto, o fato gerador passa a ser a prestação dos serviços de iluminação pública, em caráter universal, pelo município, de forma direta ou indireta.
Hoje, a base de cálculo da CIP é o valor mensal do consumo total de energia elétrica constante na fatura emitida pela empresa concessionária distribuidora. Se a mudança for aprovada, a base de cálculo da CIP será o valor total constante na nota fiscal ou fatura de energia emitida pela empresa distribuidora de energia para o consumidor, incluindo todos adicionais tarifários, juros, multas, atualizações monetárias e impostos, excluindo-se a própria CIP. O valor da CIP também será lançado em valor separado e incluído no montante total da fatura mensal de energia elétrica emitida pela concessionária desse serviço para os contribuintes cujas unidades imobiliárias possuam ligação ativa com a mesma.
A nova redação estabelece, ainda, que os valores da CIP serão aqueles decorrentes da aplicação das alíquotas percentuais sobre uma base de cálculo. Atualmente, a alíquota de contribuição da CIP é de 6%. O percentual entrou em vigor em agosto, com prazo para vigorar por 180 dias, que será mantido pelo governo. Na justificativa apresentada à Câmara, Divaldo argumenta que a alteração tem por objetivo prover a receita necessária para promover o desenvolvimento de um sistema eficiente de iluminação pública, bem como a valorização noturna dos espaços públicos urbanos.

Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br