MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Município prevê metas para desenvolvimento de cultura da bicicleta

Publicada em 24/12/2018
Município prevê metas para desenvolvimento de cultura da bicicleta | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Revitalização de ciclovias foi uma das ações debatidas em reunião

A elaboração de um plano de ações integradas para a realização de campanhas alusivas à educação no trânsito e incentivo à cultura da bicicleta e cicloturismo foi assunto debatido em reunião entre município, empresas e entidades ligadas à temática, na semana passada. Na ocasião, representantes das secretarias municipais do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI) e de Segurança e Mobilidade (SSM), junto às empresas de transporte coletivo Stadtbus e Anversa, firmaram parceria institucional com a União de Ciclismo do Pampa (UCP) e o Clube Audax Bagé.
Entre as propostas discutidas, foram elencadas como prioridades para 2019 e 2020 a revitalização e ampliação da malha cicloviária municipal; a realização de campanhas e blitz alusivas à promoção da cultura da bicicleta; a implementação de adesivos de conscientização sobre o respeito aos ciclistas no vidro traseiro dos ônibus na cidade; a autorização junto ao DNIT, para instalação de placas alusivas nas BRs do município e região; a adesivagem como extensão da campanha junto à frota de veículos da prefeitura municipal; e a aquisição de placas nas principais vias públicas com intenso fluxo de veículos e que não dispõem de infraestrutura cicloviária.
O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDI, Cristian Becker, destaca que este conjunto de ações será desenvolvido em parceria com várias pastas municipais com o objetivo de tornar Bagé uma cidade amiga dos ciclistas e viabilizar no município uma estrutura urbana que permita a implantação de bicicletas compartilhadas. “É um serviço desenvolvido por diversas cidades no País e que garante um desenvolvimento sustentável aos cidadãos”, declara o diretor.
Para o titular da SDI, Bayard Paschoa Pereira, o processo que está sendo construído fortalece a participação dos atores sociais envolvidos com a temática, para que sejam buscados mais recursos para investimentos nesta área. “Algumas ações já foram desenvolvidas, como a instalação de bicicletários no Centro Administrativo, integração ao Dia Mundial Sem Carro, apresentação do projeto piloto de eco-bicicletário para a ciclofaixa da avenida José do Patrocínio e consolidação das tratativas de cooperação binacional com o Uruguai para implantação da Ciclovia Internacional do Pampa”, explica o secretário da pasta.
De acordo com o responsável pela SSM, Luís Diego Soares, a adesão à campanha tem o objetivo de despertar a educação para trânsito seguro entre ciclistas, motoristas e pedestres para uma convivência harmônica. “Não queremos aplicar multas de trânsito, mas garantir a ultrapassagem segura e evitar situações de riscos de acidentes”, pontua.
O presidente da União de Ciclismo do Pampa (UCP), João Jardim, proponente do encontro, ressaltou a tendência global da utilização das bicicletas e relatou exemplos de cidades que percorreu no continente Europeu, que priorizam o modal dos veículos não motorizados, sobre os motorizados individuais. “Com relação ao nível local, temos uma grande preocupação com a segurança dos ciclistas em geral e a necessidade de garantir mais segurança para os ciclistas profissionais que realizam treinamentos nas rodovias do município e região”, pondera.
Participaram da reunião o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Bayard Paschoa Pereira, o secretário de Segurança e Mobilidade (SSM), Luís Diego Soares, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDI, Cristian Becker, o engenheiro de computação da SDI, Eugênio Pierazzoli, o diretor administrativo da Stadtbus no RS, Vanderlei Cassol, o gerente local da Stadtbus, Alexandre Solari, o presidente da União de Ciclismo do Pampa (UCP), João José Jardim, e a cicloativista Alessandra Ferreira.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br