ANO: 25 | Nº: 6281
24/12/2018 Cidade

Município prevê metas para desenvolvimento de cultura da bicicleta

Foto: Tiago Rolim de Moura

Revitalização de ciclovias foi uma das ações debatidas em reunião
Revitalização de ciclovias foi uma das ações debatidas em reunião
A elaboração de um plano de ações integradas para a realização de campanhas alusivas à educação no trânsito e incentivo à cultura da bicicleta e cicloturismo foi assunto debatido em reunião entre município, empresas e entidades ligadas à temática, na semana passada. Na ocasião, representantes das secretarias municipais do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI) e de Segurança e Mobilidade (SSM), junto às empresas de transporte coletivo Stadtbus e Anversa, firmaram parceria institucional com a União de Ciclismo do Pampa (UCP) e o Clube Audax Bagé.
Entre as propostas discutidas, foram elencadas como prioridades para 2019 e 2020 a revitalização e ampliação da malha cicloviária municipal; a realização de campanhas e blitz alusivas à promoção da cultura da bicicleta; a implementação de adesivos de conscientização sobre o respeito aos ciclistas no vidro traseiro dos ônibus na cidade; a autorização junto ao DNIT, para instalação de placas alusivas nas BRs do município e região; a adesivagem como extensão da campanha junto à frota de veículos da prefeitura municipal; e a aquisição de placas nas principais vias públicas com intenso fluxo de veículos e que não dispõem de infraestrutura cicloviária.
O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDI, Cristian Becker, destaca que este conjunto de ações será desenvolvido em parceria com várias pastas municipais com o objetivo de tornar Bagé uma cidade amiga dos ciclistas e viabilizar no município uma estrutura urbana que permita a implantação de bicicletas compartilhadas. “É um serviço desenvolvido por diversas cidades no País e que garante um desenvolvimento sustentável aos cidadãos”, declara o diretor.
Para o titular da SDI, Bayard Paschoa Pereira, o processo que está sendo construído fortalece a participação dos atores sociais envolvidos com a temática, para que sejam buscados mais recursos para investimentos nesta área. “Algumas ações já foram desenvolvidas, como a instalação de bicicletários no Centro Administrativo, integração ao Dia Mundial Sem Carro, apresentação do projeto piloto de eco-bicicletário para a ciclofaixa da avenida José do Patrocínio e consolidação das tratativas de cooperação binacional com o Uruguai para implantação da Ciclovia Internacional do Pampa”, explica o secretário da pasta.
De acordo com o responsável pela SSM, Luís Diego Soares, a adesão à campanha tem o objetivo de despertar a educação para trânsito seguro entre ciclistas, motoristas e pedestres para uma convivência harmônica. “Não queremos aplicar multas de trânsito, mas garantir a ultrapassagem segura e evitar situações de riscos de acidentes”, pontua.
O presidente da União de Ciclismo do Pampa (UCP), João Jardim, proponente do encontro, ressaltou a tendência global da utilização das bicicletas e relatou exemplos de cidades que percorreu no continente Europeu, que priorizam o modal dos veículos não motorizados, sobre os motorizados individuais. “Com relação ao nível local, temos uma grande preocupação com a segurança dos ciclistas em geral e a necessidade de garantir mais segurança para os ciclistas profissionais que realizam treinamentos nas rodovias do município e região”, pondera.
Participaram da reunião o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Bayard Paschoa Pereira, o secretário de Segurança e Mobilidade (SSM), Luís Diego Soares, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDI, Cristian Becker, o engenheiro de computação da SDI, Eugênio Pierazzoli, o diretor administrativo da Stadtbus no RS, Vanderlei Cassol, o gerente local da Stadtbus, Alexandre Solari, o presidente da União de Ciclismo do Pampa (UCP), João José Jardim, e a cicloativista Alessandra Ferreira.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...