MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bajeense integra equipe que atuou prestando atendimentos em Brumadinho

Publicada em 07/02/2019
Bajeense integra equipe que atuou prestando atendimentos em Brumadinho | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Franciele trabalha em empresa no Rio de Janeiro

A psicóloga bajeense Franciele Pimentel Soares, de 32 anos, que atua em uma empresa no Rio de Janeiro há mais de dois anos, foi uma das profissionais que prestou atendimento, semana passada, as famílias atingidas pela tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais.

De acordo com a psicóloga, que está de férias em Bagé, visitando seus pais, o trabalho consiste em fazer o acolhimento e dar orientações a famílias em crise através Programa de Apoio ao Empregado (Eap). O atendimento é realizado, inicialmente pelo telefone e, dependendo da situação, a pessoa é encaminhada para um consultório. “É um trabalho novo na psicologia”, disse.

Franciele comenta que a empresa atende a mineradora Vale e isso fez com que uma equipe se deslocasse para o município de Brumadinho para prestar atendimento. Segundo ela, profissionalmente, foi uma experiência enriquecedora, mas, de qualquer forma, não tem como deixar a emoção de lado. A psicóloga destaca que as pessoas estavam muito perdidas por terem que lidar com a perda de colegas de trabalho, familiares e amigos. Ela enfatiza que atendeu muitas pessoas em posição de liderança e ninguém queria deixar o local para prestar atendimento e auxiliar. “É uma posição muito difícil, de vítima e algoz”, relata.

A bajeense enfatiza que a cidade mineira está totalmente desestruturada e caótica e é possível que aumentem os índices de depressão, ansiedade e até suicídio. “Este tipo de tragédia causa um impacto enorme. As pessoas perderam a base. O local era lindo e, em 14 segundos, foi tudo devastado”, frisa.

Reconhecimento

Pelo tipo de serviço que realiza, a jovem foi uma das contempladas pela empresa e, agora, vai receber um prêmio internacional devido a um dos atendimentos. Somente ela e outra colega, Roberta Castro, foram selecionadas. A premiação irá acontecer em abril, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Franciele comenta que a história premiada foi inscrita por colegas de equipe e consistiu no relato do atendimento de uma mãe, esposa de um funcionário de uma das empresas atendidas, que estava em fase terminal de câncer e buscou ajuda psicológica para preparar os filhos, ainda pequenos, para a sua morte. “Fizemos todo o acompanhamento e alguns colegas inscreveram a história. A premiação é um reconhecimento de todo o processo”, conta.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br