MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Promotoria autoriza reinauguração de Salão Nobre do Imba

Publicada em 28/02/2019
Promotoria autoriza reinauguração de Salão Nobre do Imba | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Secretária estima reabertura para julho

Em vistoria realizada na tarde ontem, pelo promotor do Ministério Público Estadual, Éverton Luís Resmini Meneses, o Instituto Municipal de Belas Artes (Imba) foi autorizado a continuar seus trabalhos para reinauguração do Salão Nobre, interditado desde 2016, devido a problemas com infiltrações e goteiras.

Na ocasião, a secretária municipal de Cultura e Turismo, Anacarla Flores, adiantou que, a partir de agora, o município concentrará esforços para a pintura do salão, de forma que a reinauguração da estrutura possa ser realizada no mês de julho, durante a semana de comemorações ao aniversário de Bagé.

Para isso, Anacarla destaca que o Governo Municipal já entrou em contato com o comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, general Carlos Augusto Ramires Teixeira, que apoiará a ação, fornecendo a mão de obra para a pintura. Já para a compra das tintas, a secretária salienta que será feita uma campanha em prol do instituto.

De acordo com o diretor do Imba, Flávio Dutra, a próxima etapa para a reinauguração do salão será conseguir a autorização do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico de Bagé (Compreb), para que possa ser feita a pintura. "Como o prédio é tombado, não é qualquer tinta que pode ser utilizada. Então, tudo passa pelo Compreb, desde o tipo de tinta até a quantidade que vai ser usada", informa. "Após a aprovação do Conselho, vamos continuar as obras com a limpeza do salão e a pintura", complementa.

Segundo a presidente da Sociedade Espanhola, proprietária do imóvel, Guillermina Gonzales, o investimento na reforma do salão chegou a R$ 230 mil, pagos através de recursos da Associação. A intervenção incluiu a reforma do telhado do salão, concluída em fevereiro de 2017. Porém, mesmo após os reparos, permaneceram problemas de goteiras, sendo, então, necessário retomar a manutenção das telhas, além de dedetização do local.

História antiga

Conforme o promotor, o resultado da vistoria consiste num trabalho que vem sendo realizado há cerca de seis anos, desde que assumiu o cargo na Rainha da Fronteira. "Como é um patrimônio cultural, a gente busca sempre preservar. A primeira coisa que fiz quando assumi, aqui em Bagé, foi abrir este inquérito, e, então, hoje, depois de seis anos, a gente conseguiu. Agora, não tem quase nada para ser feito, só faltam pequenos detalhes. Está tudo bem, principalmente a obra do telhado do salão", destaca.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br