MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Empresa que produz carvão vegetal na região abre mercado de exportação para Europa e Ásia

Publicada em 14/03/2019
Empresa que produz carvão vegetal na região abre mercado de exportação para Europa e Ásia | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Empresa planta em cinco municípios da região

O carvão vegetal produzido pela Sul Agroflorestal, iniciada em 2019, em Hulha Negra, chegou às churrasqueiras da Europa e da Ásia. A empresa reflorestadora, criada em 2007, cultiva 1,5 mil hectares de eucalipto e 1,5 mil de acácia negra, na região, e projeta expansão até o final do ano.
Conforme o gerente da empresa na região, Afrânio Dóglia, a missão inicial era atender a necessidade de madeira com a vinda de investimentos das indústrias florestais para a metade Sul do Rio Grande do Sul. Com o passar do tempo, a empresa se solidificou no setor florestal, com 21 projetos em cinco municípios (Bagé, Candiota, Hulha Negra, Aceguá e Dom Pedrito).
Dóglia salienta que, originalmente, a madeira de acácia era produzida para celulose e tanino, mas, como houve uma diminuição no mercado dessa madeira, houve o investimento para a produção de carvão vegetal. O gerente explica que o produto denominado Lidera começou a ser produzido há cerca de um ano, mas somente após todas as licenças ambientais e certificações foi empacotado e comercializado.

Expansão
Ainda segundo Dóglia, a produção atual é de 200 toneladas por mês. Até o inverno deste ano, a meta é aplicar para 500 toneladas mensais. Atualmente, a empresa gera cerca de 100 empregos diretos e indiretos entre a floresta, colheita e produção do carvão vegetal.


Exportação
O gerente informa que o produto está ganhando mercado. Ele destaca que 60% da produção já é exportada para países da Ásia, Europa e América do Sul. “O carvão foi uma alternativa de agregar valor e gerar emprego. Hoje é a melhor opção para o aproveitamento da madeira”, diz.


Mercado
De acordo com Dóglia, o carvão busca atender aos consumidores mais exigentes, pois é produzido a partir das melhores florestas e com um rigoroso controle de qualidade na sua queima. Hoje o carvão Lidera é comercializado em 120 pontos de venda em Bagé e região e conta com 100% de recompra. “O produto está sendo bem aceito no mercado interno e externo. Estamos buscando parceria com a principal indústria de carvão do Estado”, adianta.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br