MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

MINUANO celebra 25 anos com aula inaugural do curso de Jornalismo da Urcamp

Publicada em 03/04/2019
MINUANO celebra 25 anos com aula inaugural do curso de Jornalismo da Urcamp | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

O aniversário de 25 anos do Jornal MINUANO foi celebrado pela equipe junto aos acadêmicos de Jornalismo da Urcamp. Durante a aula inaugural do curso, na noite de segunda-feira, os estudantes conheceram a trajetória do mais antigo diário ainda em atuação na região. Os responsáveis pela aula inaugural foram o editor-chefe do jornal, Felipe Valduga, e o editor assistente, Sidimar Rostan.

A primeira das 6.192 edições foi publicada no dia 1º de abril de 1994, dedicando todas as páginas à proposição e debate de alternativas para alavancar o desenvolvimento regional. Rostan relembrou que à época da fundação do jornal o país ainda convalescia de uma forte crise econômica, que desestabilizou totalmente a economia do país, além de explicar o motivo da escolha da data da primeira publicação. "Ele não surge como jornal para documentar simplesmente os acontecimentos. Ele surge para provocar, para fazer as pessoas pensarem, discutirem e para mostrar que todo dia é dia da verdade", destacou.

Além disso, a evolução do periódico foi apresentada através dos modelos de planejamento gráfico, que denota a capacidade de adaptação a uma nova realidade que o jornal possui. "O Jornalismo não é uma profissão estanque, é atividade imutável e dinâmica. E uma empresa que trabalha com jornalismo e não percebe isso não consegue durar 25 anos", definiu.

Já Valduga falou sobre isenção jornalística e a abertura de espaço para diferentes pontos de vista. Neste quesito, relembrou o prêmio recebido pelo Jornal MINUANO, em 2014, oferecido pela Associação de Diários do Interior (ADI), que celebrou o espaço destinado pelo diário à diversidade de opiniões dos colunistas.

Outra questão que chamou a atenção dos acadêmicos foi o engajamento do jornal no ambiente virtual e seu amplo alcance, principalmente através das redes sociais. Em 2012, o jornal criou a página no Facebook, que, hoje, mais de seis anos depois, conta com 53 mil fãs, o que o coloca no patamar de maior página da região. O Instagram, com menos de um ano de atividade, já conta com mais de 10 mil seguidores. "O jornal precisa de redes sociais para manter a interação mais dinâmica com os leitores, coisa que um site, hoje, não possibilita", explicou.

Mesmo assim, o grande impacto do site do jornal também é sentido em números. Atualmente, conta com 190 mil acessos em uma cidade de 120 mil habitantes. "Estamos em praticamente todos os lares de Bagé e região", ressaltou o editor.

Este volume de acessos é, em grande parte, feito por mulheres de 25 a 34 anos, segundo o levantamento realizado pela equipe do Jornal MINUANO, totalizando quase 20% dos leitores da internet.

Quem encerrou a noite foi o coordenador do curso de Jornalismo, Glauber Pereira, que falou sobre a relação entre o veículo de comunicação e o curso. O jornal, desde que fora adquirido pela Fundação Attila Taborda (Fat), é utilizado como laboratório para os estudantes de Jornalismo da Urcamp, onde podem praticar e conhecer um pouco mais sobre o dia a dia jornalístico.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br