MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Estudantes da Urcamp iniciam projeto de estágio no Centro de Referência Camillo Gomes

Publicada em 04/04/2019
Estudantes da Urcamp iniciam projeto de estágio no Centro de Referência Camillo Gomes | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Abertura do projeto contou com representações da Urcamp e do governo municipal

por Augustho Soares

Acadêmico de Jornalismo da Urcamp

Uma iniciativa que visa a capacitação de alunos da área da saúde, o Projeto Urcamp na Atenção Materno-Infantil teve início, ontem, no Centro de Referência Camillo Gomes. A ação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, oferece experiência de estágio para acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Psicologia da Instituição de Ensino Superior.

As atividades foram iniciadas ontem, no período da manhã, quando o secretário de Saúde de Bagé, Mário Mena Kalil, e a coordenadora do posto Camillo Gomes, Marien Farinha, apresentaram a unidade às estudantes que participarão da iniciativa. Na ocasião, também estiveram presentes a coordenadora do projeto, professora Vera Bortolini, as coordenadoras dos cursos de Nutrição e Enfermagem da Urcamp, Mônica Palomino e Cármen Vaz, respectivamente, e a professora da graduação de Enfermagem, Suzana Curi.

Em seu pronunciamento, Kalil adiantou que, além da experiência de trabalho que o projeto dará aos alunos contemplados, também serão distribuídas aos estudantes bolsas semestrais com possibilidade de renovação. "Vai ser oferecida uma bolsa para cada área e este aluno contemplado, além do trabalho, também vai ter algumas obrigações, como, por exemplo, desenvolver toda a ação científica que vocês tiveram durante o semestre e nos apresentar estes dados para que nós possamos ver o que foi feito e o que nós podemos fazer para crescer", informou o secretário.

Vera destacou que a Atenção Materno-Infantil é uma área importante para os cursos inseridos no projeto e agradeceu pela oportunidade que está sendo oferecida aos alunos. "Esse espaço foi uma iniciativa excelente, porque além de trazer a prática profissional, também nos dá a possibilidade da escrita científica", ressaltou a coordenadora do projeto.

A acadêmica do 5º semestre do curso de Nutrição, Tainara Silveira, é uma das estudantes selecionadas para receber a bolsa. Para ela, a importância está em permitir que os estudantes compartilhem com a comunidade os conhecimentos que adquiriram no curso. "É uma oportunidade que vou ter para dar meu melhor para que a gente consiga atingir os melhores resultados", disse.

Já a estudante do 6º semestre do curso de Psicologia, Caroline Goulart, avalia que o trabalho vai agregar, principalmente, em seus conhecimentos quanto à Atenção Materno-Infantil, área que ainda não foi aprofundada em seus estudos na graduação. "O maior desafio vai ser conscientizar a comunidade quanto ao serviço, que não é uma psicologia clínica, mas é um trabalho social", comenta.

Reforço importante

Neste primeiro momento, foram selecionadas para o projeto 14 estudantes, sendo quatro do curso de Nutrição, quatro da Psicologia e seis da Enfermagem. Cada área de estudo terá uma sala informatizada para realizar seus trabalhos junto à equipe da Unidade de Saúde.
Durante o ato de abertura da iniciativa, a coordenadora do Camillo Gomes destacou a importância do reforço que a parceria dará à equipe do Centro de Referência Materno-Infantil e salientou que os trabalhos serão feitos com proximidade junto às coordenações dos cursos. "Vai ser uma parceria muito importante durante o ano, tanto para nós que estamos recebendo vocês da Urcamp, quanto para vocês (alunos), que vão poder contribuir com o conhecimento que têm agregado", declarou aos presentes.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br