ANO: 25 | Nº: 6333
05/04/2019 Cidade

“Pessoas que trabalham com cultura têm que se ver como empreendedoras”, diz secretária estadual em Bagé

Foto: Patrícia Leal/Especial JM

Beatriz afirmou que novos editais estão sendo planejados pelo governo gaúcho
Beatriz afirmou que novos editais estão sendo planejados pelo governo gaúcho
A secretária estadual da Cultura, Beatriz Araújo, esteve, ontem, na Rainha da Fronteira, para participar do 1º Fórum Regional de Cultura do Pampa. Na oportunidade, a titular da pasta integrou uma coletiva de imprensa no Salão Oval da Prefeitura de Bagé, onde foi questionada sobre o planejamento do governo do Estado acerca do setor na região.

Beatriz destacou que, inicialmente, a orientação do governo é que seja realizado um trabalho voltado para o interior do Estado e que fomente a economia criativa, conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico. Também contou que a pasta criou um departamento específico dedicado à economia criativa e está trabalhando em parceria com outras secretarias do Estado, visando potencializar as ações de capacitação das pessoas dedicadas à cultura. "É um momento em que as pessoas que trabalham com cultura têm que se ver como empreendedoras e os próprios gestores municipais devem entender que a economia criativa traz, também, recursos para os municípios", declarou.

A secretária salientou que, em primeiro momento, a equipe está se dedicando a escutar representações municipais para descobrir quais as principais demandas e carências para cada região. "Nós temos limitações financeiras. Não temos condições de atender a todas as demandas do Estado; então, vamos priorizar aquelas que são as mais presentes nos municípios", informou.

Uma das ações feitas para o desenvolvimento do setor, segundo Beatriz, será o lançamento de novos editais, nos quais projetos de todas as regiões poderão ser inscritos para obterem recursos. "Nós queremos trabalhar com equidade, oferecendo a todos as mesmas condições de pleitear recursos dentro das políticas que vamos disponibilizar", ressaltou.

Fórum Regional

Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria Estadual da Cultura (Sedac), o 1º Fórum Regional de Cultura do Pampa foi realizado, ontem, no salão nobre da Prefeitura de Bagé. O evento contou com presença de pessoas ligadas à cultura na Rainha da Fronteira, e também autoridades do setor em Aceguá, Candiota, Dom Pedrito e Santana do Livramento.

Durante o Fórum, os representantes dos municípios apresentaram à secretária estadual de Cultura o diagnóstico da área com o objetivo de traçar propostas para o desenvolvimento da região. "É importante que nós consigamos conscientizar os empreendedores e artistas de que a cultura tem que ser trabalhada como algo que movimenta a economia e ajuda no desenvolvimento das cidades", destaca a secretária municipal de Cultura e Turismo, Anacarla Flores. Na oportunidade, também foi empossado o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Bagé, órgão de função deliberativa e de consultoria relacionada às ações voltadas ao setor.

Conforme Anacarla, com a posse dos 42 novos membros do Conselho, a comunidade bajeense terá sua participação das definições quanto aos projetos que chegarem até o governo. A secretária informa que a próxima meta será a eleição e posse da nova diretoria do órgão, para que, assim, o município possa construir seu Plano Municipal de Cultura e participar dos editais que serão lançados pelo estado.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...