MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

“Pessoas que trabalham com cultura têm que se ver como empreendedoras”, diz secretária estadual em Bagé

Publicada em 05/04/2019
“Pessoas que trabalham com cultura têm que se ver como empreendedoras”, diz secretária estadual em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Beatriz afirmou que novos editais estão sendo planejados pelo governo gaúcho

A secretária estadual da Cultura, Beatriz Araújo, esteve, ontem, na Rainha da Fronteira, para participar do 1º Fórum Regional de Cultura do Pampa. Na oportunidade, a titular da pasta integrou uma coletiva de imprensa no Salão Oval da Prefeitura de Bagé, onde foi questionada sobre o planejamento do governo do Estado acerca do setor na região.

Beatriz destacou que, inicialmente, a orientação do governo é que seja realizado um trabalho voltado para o interior do Estado e que fomente a economia criativa, conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico. Também contou que a pasta criou um departamento específico dedicado à economia criativa e está trabalhando em parceria com outras secretarias do Estado, visando potencializar as ações de capacitação das pessoas dedicadas à cultura. "É um momento em que as pessoas que trabalham com cultura têm que se ver como empreendedoras e os próprios gestores municipais devem entender que a economia criativa traz, também, recursos para os municípios", declarou.

A secretária salientou que, em primeiro momento, a equipe está se dedicando a escutar representações municipais para descobrir quais as principais demandas e carências para cada região. "Nós temos limitações financeiras. Não temos condições de atender a todas as demandas do Estado; então, vamos priorizar aquelas que são as mais presentes nos municípios", informou.

Uma das ações feitas para o desenvolvimento do setor, segundo Beatriz, será o lançamento de novos editais, nos quais projetos de todas as regiões poderão ser inscritos para obterem recursos. "Nós queremos trabalhar com equidade, oferecendo a todos as mesmas condições de pleitear recursos dentro das políticas que vamos disponibilizar", ressaltou.

Fórum Regional

Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria Estadual da Cultura (Sedac), o 1º Fórum Regional de Cultura do Pampa foi realizado, ontem, no salão nobre da Prefeitura de Bagé. O evento contou com presença de pessoas ligadas à cultura na Rainha da Fronteira, e também autoridades do setor em Aceguá, Candiota, Dom Pedrito e Santana do Livramento.

Durante o Fórum, os representantes dos municípios apresentaram à secretária estadual de Cultura o diagnóstico da área com o objetivo de traçar propostas para o desenvolvimento da região. "É importante que nós consigamos conscientizar os empreendedores e artistas de que a cultura tem que ser trabalhada como algo que movimenta a economia e ajuda no desenvolvimento das cidades", destaca a secretária municipal de Cultura e Turismo, Anacarla Flores. Na oportunidade, também foi empossado o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Bagé, órgão de função deliberativa e de consultoria relacionada às ações voltadas ao setor.

Conforme Anacarla, com a posse dos 42 novos membros do Conselho, a comunidade bajeense terá sua participação das definições quanto aos projetos que chegarem até o governo. A secretária informa que a próxima meta será a eleição e posse da nova diretoria do órgão, para que, assim, o município possa construir seu Plano Municipal de Cultura e participar dos editais que serão lançados pelo estado.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br