MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Mudanças nos requisitos para eleição do Conselho Tutelar geram polêmica em Candiota

Publicada em 23/04/2019
Mudanças nos requisitos para eleição do Conselho Tutelar geram polêmica em Candiota | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Prefeito salienta que projeto segue normas federais

Um projeto de lei (08/2019) encaminhado pelo Executivo candiotense e aprovado na semana passada, na Câmara de Vereadores, gerou polêmica. O texto dispõe sobre a política municipal de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente, cria o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e o Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo e os Conselhos Tutelares. Além disso, o projeto regulamenta o processo para escolha dos conselheiros tutelares nas eleições de 2019 - trecho, este, que motivou discussões no parlamento.

Conforme o vereador Fabrício Moraes (MDB), relator do projeto, foram apresentadas oito emendas. Ele explica que o projeto, encaminhado pelo Executivo, desobriga a necessidade de experiência na área de defesa o atendimento da Criança e Adolescente. Assim, diz ele, como relator, propôs uma emenda obrigando a experiência - o que foi reprovado. Moraes salienta que o projeto causa um retrocesso no processo eleitoral. "Estão esquecendo o lado da criança", comenta.

Lei

O projeto de lei foi elaborado a partir da lei federal nº 12.696/12, que proporcionou uma série modificações no Estatuto da Criança e do Adolescente (lei nº 8.069/90), destacando-se, entre elas, a realização do processo de escolha unificado dos Conselhos Tutelares em todo o Brasil.

O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar, que se dá por meio de votação popular, ocorre em data unificada em todo o território nacional, no primeiro domingo de outubro de 2019: este ano, dia 6 de outubro.

A organização e a condução desse processo eleitoral, conforme preconiza o art. 139, da lei nº 8.069/90, cabem aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, órgãos deliberativos e controladores das ações relacionadas à criança e ao adolescente, formados paritariamente por representantes da sociedade civil e do poder público municipal.

Conforme o prefeito de Candiota, Adriano Castro dos Santos, o projeto de lei foi elaborado a partir de todas as legislações já existentes no município. Ele informou que foi uma determinação do Ministério Público, em conjunto com a Procuradoria Jurídica do município, e foi debatido durante seis meses antes de ser encaminhado para a Câmara. "Transformamos tudo em uma lei só. O município não mudou nada da lei federal", defende.

Para entrar em vigor, mesmo o projeto já tendo sido aprovado pelo Legislativo, a lei ainda precisa ser sancionada pelo prefeito, o que deve ocorrer nesta semana.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br