MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Sebrae busca empresas para projeto "Caminhos do Pampa Gaúcho"

Publicada em 21/05/2019
Sebrae busca empresas para projeto
"Nossa estratégia é atuar com as empresas e articular parceiros", explica Flávia

Durante três anos, cerca de 50 empresas da região serão acompanhadas pelo Sebrae com o objetivo de qualificar e alavancar o turismo e fomentar o desenvolvimento regional. Esta ação faz parte do projeto “Caminhos do Pampa Gaúcho”, que inicia em junho e deve se estender até 2021.

A articuladora dos projetos de turismo da Fronteira Sul do Sebrae, Flávia Marques Gross, explica que o Caminhos do Pampa foi criado a partir de uma demanda apontada no programa Lider - Liderança para o Desenvolvimento Regional. Iniciado em 2015, o trabalho desenvolvido pelo Sebrae em parceria com governança regional e instituições, entre elas a própria Fundação Attila Taborda/Urcamp, apontou os setores com potencial para alavancar o desenvolvimento regional. Um dos segmentos foi o turismo.

Com a demanda reconhecida, o Sebrae realizou um levantamento de informações sobre o setor na região entre os anos de 2016 e 2017. “Através desse mapeamento, escolhemos duas regiões com municípios com maior potencial turístico, que já registravam grau de infraestrutura e um certo fluxo de turistas”, explica. Dos 13 municípios mapeados, sete foram escolhidos: Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Quaraí e Santana do Livramento.

Com início previsto para o próximo mês, o projeto deve atender não apenas empresas do setor privado (meios de hospedagem, rede gastronômica, agências de viagem e equipamentos turísticos), mas também entidades de governança e setor público. Cada segmento será incluído em um subprojeto específico, como o Acolhida no Pampa, voltado às empresas do ramo da hotelaria e Sabores do Pampa para a área da gastronomia.

“Para 2019, estão previstas 3.088 horas de consultoria, 357 de capacitação e uma missão/viagem técnica. Nossa estratégia é atuar com as empresas e articular parceiros, como o poder público, para auxiliar na gestão do turismo e, ao final, estruturação de roteiros e comercialização dos produtos”, destaca.

A ideia é que, em 2021, o projeto encerre com sete roteiros com fluxo turístico e gestão turística regional estruturada. “O objetivo principal do projeto é a estruturação dos roteiros turísticos valorizando história, cultura e gastronomia, além do Bioma Pampa, que é um diferencial e a cereja do bolo”, aponta.

As empresas participantes podem se inscrever até o final deste mês, com investimento de R$ 2 mil para o primeiro ano, que pode ser parcelado em três vezes no boleto bancário ou em 10 vezes no cartão (o Sebrae tem acordo com as bandeiras dos cartões para não bloquear o limite do cartão; o valor será debitado mensalmente junto à fatura). Para participar, os microempreendedores individuais (MEIs), micro ou pequenas empresas devem procurar o Sebrae, localizado na rua Marcílio Dias, nº 1316, ou através dos telefones (53) 32414203 ou 999415407.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br