MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Vigilância desenvolve trabalho de prevenção à Doença de Chagas

Publicada em 24/05/2019
Vigilância desenvolve trabalho de prevenção à Doença de Chagas | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Fiscalização é realizada em regiões da zona rural

Em Bagé, segundo dados oficiais do Município, jamais foi registrado algum caso da Doença de Chagas. Mesmo assim, a equipe da Vigilância Sanitária deu início, esta semana, a um trabalho específico de prevenção na zona rural do município. Os agentes de combate às endemias estão percorrendo as propriedades rurais para levar informações sobre a enfermidade, transmitida pelo mosquito popularmente conhecido como 'barbeiro'.

Conforme o coordenador em Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes, os profissionais realizam ações importantes para a prevenção da doença. "O trabalho é desenvolvido em Postos de Informações de Triatomíneos (PITs), no interior do município. Os moradores são orientados a procurarem os PITs caso encontrem algum foco. Neste caso, a Vigilância é informada e uma equipe faz o recolhimento. O material então é enviado para análise em um laboratório em Porto Alegre", detalha.

As atividades estão concentradas, atualmente, na Coxilha das Flores, Palmas, Rincão dos Saraivas, Passo do Tigre, Coxilha do Aedo, Pontas de São Luís (Serrilhada) e Igrejinha. Todos esses lugares possuem ponto de coleta e são visitados pelos agentes todos os meses.

As dicas para evitar a proliferação do barbeiro são:
– Evitar galinheiros perto de cercas de pedras;
– Evitar que animais domésticos durmam dentro ou embaixo de casas;
– Cuidar a limpeza das casas e comunicar imediatamente a Vigilância Sanitária quando detectar a presença ou houver suspeita do barbeiro no domicílio.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br