ANO: 25 | Nº: 6406
06/06/2019 Cidade

José Francisco Botelho é corroteirista de episódio de série documental da Netflix

Foto: Reprodução JM

Série estreou esta semana na plataforma de streaming
Série estreou esta semana na plataforma de streaming
Tem nome de bajeense nos créditos de lançamento da Netflix. Na terça-feira, a maior plataforma de streaming da atualidade recebeu uma nova leva de estreias para agradar o gosto dos espectadores. Entre as novidades está a série documental histórica "Guerras do Brasil". Um dos cinco episódios foi corroteirizado pelo jornalista e escritor bajeense José Francisco Botelho.
O episódio em questão é Guerra do Paraguai, que aborda o maior conflito bélico da América do Sul. Botelho explica que a parceria com o diretor e roteirista do documentário, Luiz Bolognesi, já vinha sendo ensaiada há alguns anos. Responsável pelo roteiro de obras cinematográficas como Bicho de Sete Cabeças (2001) e Bingo: o Rei das Manhãs (2017), Bolognesi convidou o bajeense para escrever um dos capítulos da série, na época ainda em fase de planejamento. “Não lembro ao certo se ele me ofereceu já de saída o episódio sobre a Guerra do Paraguai, ou se eu o escolhi. De toda forma, é o que teria escolhido, pelo envolvimento de nossa região nesse conflito. É uma parte pouco conhecida da história do Brasil, assim como a revolução de 1893, um tema praticamente desconhecido fora do Estado e mesmo aqui muito pouco estudado”, pondera.
Com a bagagem de jornalista e escritor, Botelho já tinha familiaridade com temas históricos, mesmo antes de iniciar o roteiro. Por anos, colaborou com matérias sobre temas históricos para revistas especializadas, como Aventuras na História, além da pesquisa histórica e bibliográfica exigida para a escrita de duas de suas obras: Odisseia da Filosofia e Cavalos de Cronos. Além disto, nesta nova empreitada, contou com colaboração especializada. A historiadora Laura Ferrazza, esposa de Botelho, fez a pesquisa histórica nas fontes primárias, lendo os relatos da época, e também em obras como "Maldita Guerra" de Francisco Doratioto. “A Laura tem vasta experiência nesse tipo de pesquisa, já tendo publicado um livro sobre história da arte e da moda”, relata.
A série Guerras do Brasil já está disponível na plataforma com cinco episódios de 26 minutos, onde são apresentados os fatos e as diferentes versões dos principais conflitos armados do país.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...