MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

José Francisco Botelho é corroteirista de episódio de série documental da Netflix

Publicada em 06/06/2019
José Francisco Botelho é corroteirista de episódio de série documental da Netflix | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Série estreou esta semana na plataforma de streaming

Tem nome de bajeense nos créditos de lançamento da Netflix. Na terça-feira, a maior plataforma de streaming da atualidade recebeu uma nova leva de estreias para agradar o gosto dos espectadores. Entre as novidades está a série documental histórica "Guerras do Brasil". Um dos cinco episódios foi corroteirizado pelo jornalista e escritor bajeense José Francisco Botelho.
O episódio em questão é Guerra do Paraguai, que aborda o maior conflito bélico da América do Sul. Botelho explica que a parceria com o diretor e roteirista do documentário, Luiz Bolognesi, já vinha sendo ensaiada há alguns anos. Responsável pelo roteiro de obras cinematográficas como Bicho de Sete Cabeças (2001) e Bingo: o Rei das Manhãs (2017), Bolognesi convidou o bajeense para escrever um dos capítulos da série, na época ainda em fase de planejamento. “Não lembro ao certo se ele me ofereceu já de saída o episódio sobre a Guerra do Paraguai, ou se eu o escolhi. De toda forma, é o que teria escolhido, pelo envolvimento de nossa região nesse conflito. É uma parte pouco conhecida da história do Brasil, assim como a revolução de 1893, um tema praticamente desconhecido fora do Estado e mesmo aqui muito pouco estudado”, pondera.
Com a bagagem de jornalista e escritor, Botelho já tinha familiaridade com temas históricos, mesmo antes de iniciar o roteiro. Por anos, colaborou com matérias sobre temas históricos para revistas especializadas, como Aventuras na História, além da pesquisa histórica e bibliográfica exigida para a escrita de duas de suas obras: Odisseia da Filosofia e Cavalos de Cronos. Além disto, nesta nova empreitada, contou com colaboração especializada. A historiadora Laura Ferrazza, esposa de Botelho, fez a pesquisa histórica nas fontes primárias, lendo os relatos da época, e também em obras como "Maldita Guerra" de Francisco Doratioto. “A Laura tem vasta experiência nesse tipo de pesquisa, já tendo publicado um livro sobre história da arte e da moda”, relata.
A série Guerras do Brasil já está disponível na plataforma com cinco episódios de 26 minutos, onde são apresentados os fatos e as diferentes versões dos principais conflitos armados do país.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br