MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Prêmio de Boas Práticas seleciona projeto de Dom Pedrito

Publicada em 12/06/2019
Prêmio de Boas Práticas seleciona projeto de Dom Pedrito | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Iniciativa busca evitar alagamentos através do desassoreamento e limpeza de áreas

O projeto Readequação e Manejo da Macro e Microdrenagem, desenvolvido em Dom Pedrito, foi selecionado como um dos finalistas da 3ª edição do Prêmio Boas Práticas da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). A entidade divulgou, na manhã de ontem, a lista dos concorrentes.
Para o prefeito da Capital da Paz, Mário Augusto Gonçalvez, "essa é mais uma conquista da Administração, motivo de orgulho para toda nossa equipe e a comunidade pedritense em sabermos que projetos desenvolvidos aqui estejam servindo de exemplo em todo o Estado".
O projeto, que tem a coordenação dos técnicos da Secretaria do Planejamento, Gestão Estratégica e Meio Ambiente e do Departamento do Meio Ambiente, foi implantado, recentemente, através da contratação de empresa que está executando o serviço.
Conforme o geólogo Bruno Menegon, em razão da recorrência de alagamentos e inundações causados pelas excessivas precipitações no município de Dom Pedrito, constatou-se a necessidade de readequações e manejo adequado das drenagens do perímetro urbano de Dom Pedrito. "No projeto, detalhamos também, em imagens, que os danos socioambientais. Podem ser minimizados através da limpeza e desassoreamento. Foram mapeadas áreas com necessidade urgente de intervenção e outras onde necessita desobstrução da microdrenagem com planejamento de uso de hidrojateamento onde não há acesso (ainda a ser executado). As drenagens foram classificadas como boas, ruins e péssimas", explicou o geólogo.
A iniciativa, que será desenvolvida ao longo do ano pela empresa contratada, teve início no dia 24 de abril de 2019, pela Vila Arrué. A limpeza e desassoreamento da macrodrenagem (recursos naturais) está sendo realizada e os resíduos encaminhados para destino ambientalmente adequado. Além disso, o projeto ainda prevê a formação de equipe permanente de limpeza e desassoreamento da microdrenagem urbana e adequação, bem como limpeza da microdrenagem urbana. Outra questão abordada no projeto foi em relação ao recapeamento da rua 21 de abril, onde a manta asfáltica cobre apenas a faixa de rodagem, havendo faixa de acostamento e sarjeta composta de pavimento de pedras irregulares, deixando a mesma permeável, sendo essa, a tendência no município.

Reconhecimento
Concorreram ao 3º Prêmio Boas Práticas da Famurs trabalhos desenvolvidos em 178 municípios. Ao todo, 374 projetos em dez categorias. São elas: Agricultura; Assistência Social; Comunicação Social; Cultura, Turismo e Lazer; Educação; Fazenda; Meio Ambiente; Mobilidade Urbana e Trânsito; Saúde e Segurança Pública.
De acordo com a Comissão Organizadora do Prêmio, esta edição é a que teve maior adesão dos municípios. Em 2018, foram 191 projetos, quase metade das inscrições realizadas neste ano. A divulgação da classificação final e entrega da premiação será na sexta-feira, 5 de julho, às 9h, no Hotel Dall´Onder, em Bento Gonçalves, durante o 39º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br