MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Urcamp anuncia estudo para instalar sua primeira incubadora

Publicada em 18/06/2019
Urcamp anuncia estudo para instalar sua primeira incubadora | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Paz e Pires participaram de evento em Porto Alegre

O vice-reitor da Urcamp, professor Fábio Josende Paz, e o gerente de Campus e Inovação, Leandro Pires, participaram do lançamento da Frente Parlamentar da Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada na tarde de ontem, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. A proposição do deputado estadual Fábio Branco (MDB) teve por objetivo fomentar o tema para o desenvolvimento do RS, reunindo, em sua instalação, reitorias acadêmicas, direções de parques tecnológicos, além do Governo do Estado e de deputados de diversos partidos.
Para o vice-reitor da Urcamp, professor Fábio Paz, que participou junto à reitora Lia Quintana de todo processo de mudança da Instituição acerca da tecnologia e inovação, a Frente Parlamentar chega de encontro de tudo que a Instituição Comunitária de Ensino Superior (ICES) está estudando e trabalhando para implementar. "Nas falas do dia, foi ressaltado que, hoje, 12% da produção científica, no Brasil, sai do Rio Grande do Sul; somos o segundo Estado com o maior número de doutores do País. Neste contexto, ainda foi abordada a importância das instituições de Ensino Superior e, principalmente, do Comung no envolvimento com a inovação", ressaltou ao destacar que a Urcamp irá inovar ainda mais, contemplando toda região da Campanha. "Estamos caminhando para abrir a nossa primeira incubadora. Então, essa Frente Parlamentar irá nos auxiliar em todo esse processo. Neste momento, estamos estudando e nos preparando", completou.
Idealizador da Frente, o deputado estadual Fábio Branco (MDB) destacou a importância de um ambiente receptivo e propício ao debate, bem como os recursos de conhecimento no Estado, capazes de qualificá-lo e torná-lo mais competitivo ao setor produtivo. "Somos referência em Ensino Superior e em parques tecnológicos. Temos uma política de Estado que agrega essas vertentes e que, portanto, está comprometida em atuar como uma indutora do desenvolvimento em diferentes regiões", considerou o parlamentar.
Para o deputado, alinhar as fontes de conhecimento ao setor produtivo é imprescindível para um Estado cada vez mais protagonista e moderno. "O maior programa social que existe é aquele que gera emprego, agregando valor para a nossa matéria-prima", afirmou.
Em nome do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), o vice-presidente e reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Evaldo Antonio Kuiava, apresentou os dados referentes a pesquisas desenvolvidas em instituições de ensino superior gaúchas. Conforme ele, o Comung congrega as 15 instituições de ensino superior comunitárias do RS, envolvendo 181 mil estudantes em 1.527 cursos de graduação e pós-graduação, e 8.802 professores. O complexo reúne nove parques tecnológicos, 13 incubadoras de empresas e cinco incubadoras sociais, 12 agências de inovação e tecnologia e 3.620 laboratórios para apoio ao ensino, pesquisa e extensão.
O secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís da Cunha Lamb, por sua vez, dispôs sobre as diretrizes para o alcance de resultados. "Para o RS agregar valor, a tecnologia é setor específico pela sua influência e liderança", definiu o mestre em Ciência da Computação pela UFRGS. "Como núcleo de negócios, é preciso de política que considere o seu impacto", afirmou.

O grupo

A intenção da Frente Parlamentar é proporcionar, no Legislativo gaúcho, um ambiente de discussão entre o poder público e os principais setores de educação e pesquisa do Estado, capaz de acompanhar e avaliar as matérias vinculadas à inovação, ciência e tecnologia que sejam essenciais para melhorar a produtividade e a competitividade do setor produtivo e industrial gaúcho.

A partir da abertura dos trabalhos, as reuniões ocorrerão a cada 45 dias, sempre com pautas definidas em conjunto pelo grupo.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br