MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Morre a carnavalesca Wanda “Fuzilica”

Publicada em 24/06/2019
Morre a carnavalesca Wanda “Fuzilica” | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
A carnavalesca era conhecida por sua simpatia e amor pela folia

Morreu, na manhã de ontem, a conhecida carnavalesca Wanda Saury da Rosa, aos 97 anos. Uma amante da folia, até o final da vida mantinha a jovialidade e amava ser porta-bandeira.

A neta, Janaina Pires Castelo, conta que ela morreu em decorrência da idade. “Arrisco a dizer que também por falta do carnaval e saudade dos dois filhos que faleceram, no ano passado e em 2017”, comentou. Em uma entrevista feita pela reportagem do jornal MINUANO, com Wanda em 2013, a simpatia da carnavalesca era visível e entusiasmava qualquer pessoa a gostar da folia de momo. Apaixonada pelo carnaval, iniciou a sua carreira de porta-estandarte com 10 anos, por incentivo da avó. A carnavalesca defendeu várias bandeiras, mas tinha a escola de samba Aliança e o bloco Arco-Íris no coração.

A jovem senhora não dispensava um batom “encarnado” - como ela mesma dizia -, estar com as roupas combinando e bem perfumada. “Tenho que ser uma velhinha cheirosa”, brincou durante a entrevista, à época. Ela contou que quando era mais nova gostava de bailes, festas e passeios, divertimentos dos quais abria mão na velhice. “Só não deixo o meu carnaval”, comentou para a reportagem. Ela afirmava que gostava de cerveja e cigarro, hábitos que perdeu com o passar dos anos. Uma das coisas de que se orgulhava e ressaltava era manter o corpo de menina. Wanda contou que foi casada durante 33 anos e, após ficar viúva, teve outros relacionamentos. “Todos morreram e resolvi desistir porque já estava com mais idade e a próxima seria eu”, salientou com bom humor.

Desses relacionamentos restou uma família grande, com sete filhos (dois falecidos), 40 netos, mais de 90 bisnetos e mais de 15 tataranetos que, sempre que possível, ajudava a cuidar. “Muitos nem conheço, por morarem longe de Bagé”, destacou na entrevista de 2013. A carnavalesca disse ainda que a folia mudou muito. Ela enfatizou que sentia falta do carnaval da avenida Sete de Setembro, do confete, da serpentina, das máscaras e brincadeiras com lança-perfume. “Fuzilica” que era bem humorada e sempre estava com o sorriso estampado nos lábios, ela dizia que gostava de qualquer música, mas o samba é o preferido. “Só tocar e já saio rebolando”, diz.

Wanda foi uma das mais antigas foliãs de Bagé. Para ela, carregar a bandeira de uma instituição tem segredos dos quais se orgulhava ter aprendido. “Tem que apresentar a entidade e ser simpática com o público. A bandeira tem que ir no alto, pra todo mundo ver”, afirmou durante a reportagem. Além do carnaval, Wanda foi ama-de-leite, lavadeira e trabalhou em casas de família. Dedicava-se às benzeduras, que aprendeu com a mãe, ainda adolescente. Adorava tomar chimarrão e cozinhar. “Meu prato predileto é ensopadinho de massa”, contou.

Wanda foi velada durante todo o dia de ontem, na Capela São Judas Tadeu, e será sepultada na manhã desta segunda-feira, às 9h, no Cemitério da Santa Casa de Caridade de Bagé.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br