MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Lei que obriga empresas a cobrar por sacolas plásticas no Uruguai atinge Aceguá

Publicada em 06/07/2019
Lei que obriga empresas a cobrar por sacolas plásticas no Uruguai atinge Aceguá | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Clientes preferem sair com compras na mão para não pagar por embalagem

por Mário Pereira
Acadêmico de Jornalismo da Urcamp

Para estimular a conscientização da sociedade sobre o malefício que as sacolas plásticas trazem ao meio ambiente e incentivar uma mudança de hábito no consumidor, o governo do Uruguai implantou, desde segunda-feira, dia 1º, um Decreto de Lei que obriga as empresas a comercializarem sacolas plásticas. Segundo a legislação, o custo para os consumidores finais deverá estar em torno de quatro pesos uruguaios (cerca de R$ 0,50).

O decreto regulamentar da Lei nº 19655 acrescenta que, entre outras coisas, as sacolas fabricadas no país ou importadas devem ser elaboradas com materiais biodegradáveis e deverão estar identificadas com o logotipo de certificação do Laboratório Tecnológico do Uruguai (Latu). O dinheiro arrecadado deve ser destinado para campanhas de conscientização.

Em Aceguá, os free shops uruguaios já estão cobrando pela embalagem. E a diferença já está sendo notada. Muitos são os consumidores que estão preferindo sair com as compras na mão para não pagar pelas sacolas. Segundo o gerente do Duty Free America (DFA) de Aceguá, Raul Figueredo, a loja começou a cobrar pelas sacolas no dia 1º, como previa Lei.

O diretor de Meio Ambiente do Ministério de Vivienda, Ordenamiento Territorial e Meio Ambiente, Alejandro Nário, informou que a aposta é gerar uma mudança cultural no uso de materiais poluidores e reduzir drasticamente o uso de sacolas plásticas. "Para isso, trabalhamos, desde o ano passado, em campanhas de conscientização e informação", disse em divulgação oficial do governo.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br