MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Caminho da Luz anuncia ampliação de 60% no atendimento de autistas

Publicada em 08/07/2019

A implementação do Centro de Referência para Tratamento de Autistas no Caminho da Luz, este ano, já resultou em números significativos. A quantidade de pessoas - crianças, adolescentes e adultos - atendidas pela instituição cresceu 60,8%. De 102 pessoas em 2018, a quantidade saltou para 164 até junho de 2019, sendo 53 atendidos de zero a 6 anos, 56 de 7 a 12 anos, 28 de 13 a 17 anos e 27 adultos.
Levando em conta os atendimentos por especialidades, o crescimento é ainda mais expressivo. A Fonoterapia cresceu de 18 pessoas para 53. Na área de Psicomotricidade, o número aumentou de 19 para 29. A Natação praticamente dobrou - de 23 alunos para 44 em 2019. Na Psicopedagogia o número cresceu mais de 100% - de 13 pessoas atendidas em 2018 para 30 em 2019. O Serviço Social, que além dos autistas atende as famílias, cresceu de 102 atendimentos para 164. Também apresentaram elevação na quantidade de pessoas atendidas a Fisioterapia (de 17 em 2018 para 22 pessoas em 2019) e a Terapia Ocupacional (de 24 para 57 pessoas). Tudo levando em conta o grau do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Isso porque um mesmo assistido recebe atendimentos em diferentes áreas, de acordo com a necessidade diagnosticada.
A Clínica, com a implantação do Centro de Referência para Tratamento de Autistas, conta, atualmente, com 26 profissionais, entre fonoterapeutas, psicomotricistas, fisioterapeutas, profissionais de educação física, psicopedagogos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, médicos psiquiatra e neuropediatra. Os autistas também têm serviços diferenciados, como as atividades no Cantinho Azul, Equoterapia, Hidrocinesioterapia, Estimulação, Reforço Escolar, Educação de Jovens e Adultos, além das atividades nas oficinas terapêuticas e semi-profissionalizantes e no Telecentro Digital (na parte de informática).
Para o presidente do Caminho da Luz, Ruibar Freitas, os números são o reflexo da proposta de agregar o Centro de Referência ao trabalho da Instituição. "Tínhamos convicção de que poderíamos aumentar o número de atendimentos com um projeto sólido, com o apoio do Banco Santander no projeto Amigo de Valor", salienta Freitas. "Esses dados são apenas parciais, até o mês de junho. Temos certeza que nossa demanda ainda vai crescer até o final do ano e continuamos contando com o apoio da população, como estamos recebendo, para poder tratar os autistas com amor, carinho e a atenção clínica que precisam e merecem", salienta o presidente.

Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br