MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Celebração tripla marca primeira noite de apresentação do Fimp

Publicada em 19/07/2019
Celebração tripla marca primeira noite de apresentação do Fimp | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Apresentação retornou ao palco da primeira casa: Imba.

Em uma apresentação com estrutura menor e mais intimista, teve início, na quarta-feira, a 10ª edição do Festival Internacional de Música no Pampa (Fimp). Além do aniversário de 208 anos da Rainha da Fronteira e os 10 anos do evento, a noite também marcou a primeira atividade realizada no Salão Nobre do Instituto Municipal de Belas Artes (Imba) após sua inauguração. O espaço do prédio histórico ficou fechado para obras de restauro durante três anos.
Com palco mais próximo do público e à meia-luz, três músicos levaram a magia das cordas e teclas à noite: o violinista e diretor artístico do evento, maestro Jean Reis; o contrabaixista bajeense, idealizador do festival e diretor pedagógico, Marcos Machado; e o pianista Ney Fialkow, convidado desde a primeira edição do festival.
Durante a apresentação, os músicos interagiram bastante com o público. Machado, inclusive, apresentou considerações para o repertório escolhido por ele para o concerto e destacou arranjos próprios que desenvolveu para adaptar algumas peças ao contrabaixo.
Responsável idealizar pelo evento, desde sua primeira edição, o “pai do festival”, destacou a grande realização ao ver a efetivação do sonho, que já almejava desde tenra idade, ao ver apresentações de grandes músicos eruditos em outras cidades. “Todo ano fico ansioso para voltar a Bagé e tocar aqui, em qualquer palco que seja. Sempre sonhei com um evento desta magnitude e, hoje, só tenho a celebrar o evento, que apresenta artistas de grande qualidade, sem necessidade de comparação com nenhum outro festival”, destacou.
O pianista Ney Fialkow relembrou sua primeira participação no festival, no mesmo palco em que se apresentou na noite de quarta-feira, também em companhia de Marcos Machado, e agradeceu a receptividade e aceitação do evento de música erudita em Bagé. “É emocionante estar de volta no palco onde tudo começou. O Fimp só deu certo graças ao público, porque a cidade cultiva e respira cultura e não mede esforços para fazer acontecer”, disse.
Ao subir ao palco, o maestro e diretor artístico do festival, em mais uma demonstração do ambiente intimista, declarou que parecia estar fazendo música “na sala de casa”. Reis destacou, também, a importância de manter a periodicidade do festival, mesmo que em uma edição mais compacta, para marcar a primeira década do evento. “A lei de incentivo fiscal passou por uma reforma e as empresas deram um tempo para tentar entender essas mudanças. Mas, agora, nosso patrocinador principal vai começar a reconsiderar os projetos a partir deste mês. Então, viemos para não deixar essa lacuna na história do Fimp e confirmar que não vamos embora. Gostamos de estar aqui, queremos estar aqui”, garantiu.
A secretária de Cultura de Bagé, Anacarla Flores, adiantou que todos os atores envolvidos, tanto a produtora do evento, Più Mosso, quanto o próprio poder público, devem iniciar, em breve, as tratativas para captação de recursos para a 11ª edição, a ser realizada em 2020. “Neste ano, com recursos reduzidos, fizemos uma grande união de esforços que possibilitou esses três dias de evento, com muita música de qualidade e profissionais de alto gabarito e, em breve, começamos a construir um evento tão bom quanto ou melhor que as últimas 10 edições”, diz.
Além das apresentações na noite de quarta-feira e de ontem, o evento focou nas oficinas com os alunos do Imba, além da apresentação de um dos tradicionais concertos comunitários, que ocorreu na tarde de quinta-feira, na Santa Casa de Caridade de Bagé.
Hoje, a apresentação acontece em Aceguá, na 1ª Igreja Irmãos Menonitas, na Colônia Nova, às 20h. O evento é uma realização da produtora Piú Mosso, com apoio da Prefeitura de Bagé, Prefeitura de Aceguá e Unimed.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br