MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Julho Amarelo alerta para prevenção de hepatites virais

Publicada em 19/07/2019
Julho Amarelo alerta para prevenção de hepatites virais | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Campanha, em Bagé, terá Dia D em 31 de julho


No mês de conscientização sobre as hepatites virais, a Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência de Bagé, por meio do Serviço de Atenção Integral à Sexualidade (Sais), realiza diversas atividades nas unidades de saúde, com objetivo de intensificar a prevenção e o controle. No município, aproximadamente 800 pacientes fazem tratamento para Hepatite C, no Sais.
A Campanha Julho Amarelo faz referência ao 28 de julho, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a celebrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Nesta sexta-feira (19), o presidente do Grupo de Apoio aos Portadores de Hepatite (Gaph), Luiz Carlos Porcellis, esteve na Secretaria de Saúde para tratar sobre as ações de mobilização das equipes da pasta sobre a Campanha do Julho Amarelo. Porcellis foi recebido pela chefe de gabinete, Deise Quadros, pela coordenadora da Enfermagem, Liliani Gasparoni, e pela a coordenadora da Atenção Básica, Anelise Lins.
O Dia D será na quarta-feira, 31 de julho, na praça Silveira Martins, das 13h às 17h. Haverá ação educativa com distribuição de preservativo, profissionais de saúde orientando a população sobre a doença, testes rápidos e imunização contra hepatite B para todas as idades. "Lembrando que será feita a primeira dose. As demais doses devem ser realizadas em datas posteriores na unidade de saúde mais próxima à residência", ressalta a coordenadora municipal de Imunizações, Tatiana Miranda.
A vacina é uma forma de prevenção contra as hepatites do tipo A e B. Quem se vacina para o tipo B, se protege também para hepatite D. A vacina está disponível, gratuitamente, no Sistema Único de Saúde (SUS). Para os demais tipos de vírus não há vacina e o tratamento é indicado pelo médico.
Segundo o secretário de Saúde, Mário Mena Kalil, um dos objetivos da campanha é reforçar as iniciativas de vigilância, prevenção e controle, alertando sobre as formas de prevenção e a importância do diagnóstico precoce. "As ações de combate às hepatites virais são realizadas na rotina diária da rede. No mês de julho, o trabalho está sendo reforçado para alertar a população sobre a gravidade da doença e a importância das medidas de prevenção que estão disponíveis de forma gratuita nas Unidades de Saúde", destaca.

Programação nas Unidades de Saúde
Floresta: de 19 a 26/07 haverá entrega de material informativo na sala de espera para a comunidade, com informações sobre as hepatites virais;
São Bernardo: Dia 24, as 15h, roda de conversa sobre hepatites virais na sala de espera dia e oferta de testes rápidos;
Dois Irmãos: Dia 25, no período da manhã, haverá uma roda de conversa na sala de espera sobre hepatites virais;
Popular: Dia 25, conversa na sala de espera e oferta de testes rápidos durante o período da tarde.
Ivone: Dia 29, no período da tarde, será realizada uma roda de conversa sobre hepatites virais com a distribuição de material informativo e também a realização de testes rápidos.
Morgado Rosa: Dia 31, roda de conversa sobre hepatites virais e oferta de testes rápidos durante todo dia.

Hepatite em números
Segundo o Ministério da Saúde, milhões de pessoas no Brasil são portadoras do vírus das hepatites B e C e não sabem, correndo o risco de evoluírem para a doença crônica, cujas consequências mais graves são a ocorrência de cirrose ou câncer hepático. O Brasil registrou 40.198 casos novos de hepatites virais. O Boletim Epidemiológico 2018 informa que os casos da doença são mais recorrentes em homens de 20 a 39 anos.

Doença silenciosa
A hepatite consiste na inflamação do fígado. Nem sempre as hepatites apresentam sintomas, porém, os mais comuns são olhos e pele amarelados, cansaço, febre, mal-estar, tontura, vômitos, dor abdominal, urina escura e fezes claras. Os tipos mais comuns são causados pelos vírus A, B e C.

Transmissão
Hepatite B: É transmitida pelo sangue e/ou nas relações sexuais sem preservativo. É possível contrair a doença por meio do compartilhamento de objetos como agulhas e seringas, lâminas de barbear, materiais cirúrgicos e odontológicos, materiais de manicure sem adequada esterilização ou por meio de materiais para confecção de tatuagens e colocação de piercings.
Hepatite C: É transmitida pelo sangue, uso de drogas com compartilhamento de seringas, agulhas e canudos de inalação e materiais perfurocortantes contaminados. Quem recebeu transfusão de sangue e/ou hemoderivados antes de 1993 deve fazer o teste.

Com informações da Secretaria de Saúde de Bagé

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br