ANO: 25 | Nº: 6379
25/07/2019 Cidade

Comissão Municipal do Emprego retoma atividades

Foto: Divulgação

Encontro aconteceu no dia 15 de julho
Encontro aconteceu no dia 15 de julho
Com a finalidade de elaborar, propor, acompanhar e avaliar políticas públicas de emprego, particularmente as financiadas com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), foi retomada, em Bagé, a Comissão Municipal de Emprego. A comissão tripartite é formada por membros dos governos municipal e estadual, além de entidades representativas de trabalhadores e empregadores. A formação da comissão aconteceu no dia 15 e aguarda a assinatura da portaria de nomeação, que já foi encaminhada para o Executivo.
Conforme o coordenador da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/Sine), Marcelo Nalério, que integra a comissão, o colegiado deve elaborar propostas, definir diretrizes, articular a sociedade, acompanhar e avaliar a execução dos programas do Sistema Público de Emprego. Ele explica que a partir da portaria que irá validar a comissão deve ser realizada uma reunião para eleger os cargos. “O FGTAS tem o cargo fixo de secretaria”, disse.
Nalério informa que, posteriormente, a comissão deve ser transformada em Conselho Municipal do Trabalho, para receber verbas dos fundos federal e estadual para a realização de qualificações. O coordenador ressalta que há mais de um ano a comissão não estava constituída. A dinâmica de funcionamento deve privilegiar a transparência nas ações e a participação de todos os membros, através de reuniões mensais abertas à participação da sociedade organizada. O mandato de cada representante (conselheiro) é de até três anos, sendo permitida uma recondução.

Formação
Bayard Paschoa Pereira (titular), Ricardo Cougo(Suplente) - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação
Marcelo Nalério (titular), Michele Neufeld Boschmann (suplente) - Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social
Ieda Gallina Previtali (titular), Edualdo Romero (suplente) - Associação e Sindicato Rural
Pedro Ernesto Capiotti Obino (titular), Patrique Nicolini Manfroi (suplente) - Aciba
Milton Domingues Brasil (titular), Flávio Marcelo Franck Plotzki (suplente) - Sindicato dos Trabalhadores Rurais
Cláudio Gomes Gonçalves (titular), Luis Carlos Cabral Coelho Jorge (suplente) - Sindicato dos trabalhadores na Indústria da Alimentação de Bagé

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...