ANO: 25 | Nº: 6486
07/08/2019 Cidade

Alunos de escola em Candiota criam robô para auxiliar pessoas autistas

Foto: Divulgação

Projeto irá contemplar todas as fases do TEA
Projeto irá contemplar todas as fases do TEA

A Câmara de Vereadores de Candiota realizou, ontem, uma audiência pública que tratou sobre o autismo. Na ocasião, os jovens Andrielle Marques Pereira, 17 anos, Daiana Silva, 16, e Thayluan Carvalho, 16, estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Jerônimo Mércio da Silveira, apresentaram o robô que promete auxiliar autistas e familiares. O proponente do evento foi o vereador Fabrício Moraes, MDB.

Conforme uma das idealizadoras do projeto do robô, Andrielle, o protótipo começou a ser idealizado em 2018, para a feira de ciências da escola. Na ocasião, foi feito com material reciclado. Ela comenta que o grupo estudou vários temas e decidiu trabalhar para auxiliar os autistas. De lá pra cá, outro robô foi confeccionado com a ajuda do Clube de Robótica da escola e com materiais doados.

A estudante informa que foi construído um novo protótipo que consegue interagir com as pessoas através de programação. “Participamos da primeira etapa da feira de ciências da escola e, agora, passamos para a segunda fase, que será no final deste mês”, informa. Andrielle ressalta que o robô auxilia com o alfabeto, números, palavras e também pode ajudar a família a saber mais sobre autismo.

A intenção dos estudantes é produzir mais exemplares e cada um desenvolvido de acordo com as fases do Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Precisamos de mais patrocínio para a construção dos exemplares e programação para que fale, ande e tenha outros movimentos”, adianta a jovem. Ela relatou que o vereador já tinha outros projetos relacionados ao autismo e quando o grupo o procurou para entrevista ele propôs a audiência. “Agora, vamos apresentar o projeto em outros municípios da região”, enfatiza.

Conforme Moraes, a proposta de realizar a audiência surgiu devido a necessidade de adaptar o município para receber os autistas. Ele salientou que o tema é uma das bandeiras do seu mandato, junto com a Educação. “Nosso próximo passo é realizar um seminário regional”, comenta.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...