MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Corrida Fantástica acontece no dia 20 de agosto

Publicada em 09/08/2019
Corrida Fantástica acontece no dia 20 de agosto | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Evento ocorrerá no Ginásio Militão

A sexta edição da Corrida Fantástica já tem data marcada. Acontece no dia 20 de agosto, a partir das 14h, no Ginásio Presidente Médici - Militão. A atividade faz parte da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência.

Idealizadora da atividade, a presidente da Associação Bajeense de Pessoas com Deficiência (Abadef), Cimone Barbosa Gonzales, adianta que devem participar assistidos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), além de competidores de Aceguá, como tem acontecido nas últimas edições. “Ainda não podemos precisar um número total de participantes porque vamos intensificar a divulgação esta semana”, diz.

A corrida é dividida em três modalidades, de acordo com a deficiência dos competidores: livre/intelectual, mobilidade reduzida e cadeirantes. Pessoas com deficiência não ligadas a alguma entidade também podem participar. Basta realizar inscrição gratuita na sede da Abadef, junto à Biblioteca Pública Dr. Otávio Santos, ou através do e-mail abadefbage@hotmail.com.

Além da corrida, outras atividades marcam a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. “Hoje, o trabalho relacionado à pessoa com deficiência está bem amplo e não se resume só a semana nacional. Tanto que, após a Semana Nacional, estamos organizando um encontro, com a participação do Estado, e lançamento de livro sobre política pública da pessoa com deficiência”, adianta.

Assim, representando o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede), a Abadef e o Conselho Estadual, Cimone participa do Seminário Estadual Protagonismo da Pessoa com Deficiência como Legisladores e Gestores Públicos e do simpósio Os impactos da regulamentação do modelo biopsicossocial da deficiência, a partir da avaliação do instrumento de avaliação, ambos em Porto Alegre.

Já o livro a que Cimone se refere, Política da Pessoa com Deficiência no Brasil – Percorrendo o labirinto, de Jorge Amaro de Souza Borges, será lançado em Bagé, porém, ainda sem data definida. A obra traz legislação sobre acessibilidade desde a década de 1960, normas da ABNT, principais políticas públicas, dados da participação social, evolução conceitual e modelos existentes e indicadores sobre deficiência. Borges é doutor em Políticas Públicas, mestre em Educação, biólogo e premiado ativista de Direitos Humanos.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br