MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Comissão aprova projeto que inclui Bagé na Região de Desenvolvimento da Metade Sul

Publicada em 20/08/2019
Comissão aprova projeto que inclui Bagé na Região de Desenvolvimento da Metade Sul | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Bagé (foto), Candiota, Hulha Negra e Lavras do Sul integram Ride

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia aprovou, por unanimidade, o relatório do deputado federal Bosco Saraiva, do Solidariedade do Amazonas, favorável ao projeto que autoriza a criação de uma Região Integrada para o Desenvolvimento (Ride) da Metade Sul do Rio Grande do Sul, que começa a tramitar na Câmara dos Deputados. A proposição define critérios para a unificação de serviços públicos, incluindo tarifas, fretes e seguros para cidades da região, a exemplo de Bagé, Candiota, Hulha Negra e Lavras do Sul.
A Região Integrada de Desenvolvimento foi proposta pelo senador Lasier Martins, do Podemos gaúcho. Quando apresentou a matéria no Senado, o parlamentar explicou que ‘a região é marcada pela profunda desigualdade entre as metades Norte e Sul, que tem se agravado com o passar do tempo’, destacando dados da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul (FEE), para justificar que existe uma diferença significativa na renda per capita entre as duas metades do Estado.
No relatório apresentado à Comissão de Integração Nacional, Saraiva menciona a existência de uma profunda desigualdade entre as Metades Norte e Sul, no Rio Grande do Sul. “O fato é que sem uma política aplicada diretamente à região, com uma participação mais efetiva, sobretudo do governo federal, dificilmente esse processo de deterioração social e econômica será revertido. Nesse sentido, a criação de uma Região Integrada para o Desenvolvimento pode provocar as condições necessárias para a retomada do investimento, do desenvolvimento e do emprego nessa região tão carente de incentivos há tantos anos”, pontua, no parecer que foi aprovado pelo colegiado.
O projeto, aprovado pelo Senado, em outubro do ano passado, agora será avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, onde terá novo relator. Se for aprovado sem mudanças, seguirá para sanção. Caso sofra alteração, pode retornar para o Senado. A proposição autoriza, basicamente, o Executivo a criar o Conselho Administrativo, que vai coordenar as atividades da Região Integrada de Desenvolvimento da Metade Sul do Estado do Rio Grande do Sul. A redação também identifica as origens dos recursos dos programas e projetos e determina que a União, o Estado e os municípios poderão firmar convênios e contratos entre si.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br