ANO: 26 | Nº: 6576
21/08/2019 Cidade

Chama Farroupilha chega em Candiota

Foto: Divulgação

Comissão pegou a chama no dia 16 de agosto
Comissão pegou a chama no dia 16 de agosto

A Coordenadoria de Tradicionalismo e a Associação dos Cavaleiros de Candiota (ACC) esteve em Tenente Portela, na semana passada, para buscar a centelha da Chama Farroupilha do Estado. Agora, o fogo simbólico ficará na Capital do Carvão até sexta-feira, quando será levada para Caçapava do Sul.

Conforme a coordenadora de Tradicionalismo da Prefeitura de Candiota, Júlia Graziela Azambuja, a ACC fará uma cavalgada até Caçapava do Sul para buscar a centelha. A solenidade de distribuição oficial para as 12 cidades que compõem a 18ª Região Tradicionalista (RT) ocorre no dia 1º de setembro.

O acendimento da chama, em Candiota, acontecerá no marco da Batalha de Seival, na BR-293 (KM 146), com previsão de início para às 9h, quando os cavaleiros serão recepcionados para a fusão das centelhas (a Farroupilha do RS com a da 18ª RT). Logo após, ocorre a encenação e a apresentação da Banda da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. “Este ano, Candiota é a sede da 18ª Região para a distribuição da chama”, comenta.

A coordenadora e o secretário de Cultura, Esporte e Juventude de Candiota, Sérgio Marques, percorreram os municípios que integram a região tradicionalista para confirmar o acendimento oficial. Segundo Júlia, o prefeito Adriano Castro dos Santos também participou da comitiva que trouxe a centelha em Tenente Portela. O projeto denominado "Acendendo a Chama Crioula no Berço da República Rio-grandense", começou a ser trabalhado em dezembro de 2018.

 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...