MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bioma em foto

Publicada em 24/08/2019
Bioma em foto | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Aechemea recurvata (Klotzsch) L. B. Sm (bromélia), Encruzilhada do Sul, em afloramentos rochosos (Anabela S. de Oliveira Deble)

A família botânica Bromeliaceae reúne, aproximadamente, 51 gêneros e 1.520 espécies distribuídas nas regiões tropicais a temperadas das Américas. Apresentam-se como plantas epífitas (vivem em cima das outras), de folhas alternas e espiraladas formando uma roseta basal em forma de cisterna que acumula água. As inflorescências são  indeterminadas, terminais com flores geralmente bissexuais, radiais, com perianto diferenciado em cálice e corola com brácteas frequentemente coloridas e brilhantes. O fruto é uma cápsula ou baga e as sementes com frequência são aladas. As Bromeliaceae têm grande importância econômica pois possuem frutos comestíveis como o Ananas comosus (abacaxi) que   consiste em agregados de bagas fusionadas ao eixo carnoso e um tanto fibroso da inflorescência. Algumas espécies, como Tillandsia usneoides (barba-de-velho), são utilizados como material de preenchimento (caule e  folhas secas). Numerosos gêneros, incluindo Aechmea, Billbergia, Guzmania, Neoregelia, Pitcairnia, Tillandsia e Vriesia, são cultivados como plantas ornamentais. As vistosas flores das bromélias são polinizadas por diversos tipos de insetos, aves ou ocasionalmente morcegos. As bagas do grupo Bromelioideae são dispersas por aves ou mamíferos, enquanto as sementes aladas de Pitcairnioideae e sementes com tufos de pelos de Tillandsioiedeae são dispersas pelo vento. Aechemea recurvata é uma espécie nativa encontrada na região da Serra do Sudeste e encontra-se na categoria Vulnerável (VU) na Lista de espécies ameaçadas de extinção da flora do Rio Grande do Sul (Texto: Thaís do Prado Machado,  acadêmica do curso de Ciências Biológicas da Urcamp e bolsista Urcamp no projeto "Ampliação e Manutenção do Herbário NAR”). Para saber mais, entre em contato com o curso de Ciências Biológicas Urcamp pelo telefone (53) 32428244, ramal 212.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br