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Lideranças do Comude e Corede avaliam resultado da Consulta Popular
Publicada em 11/09/2019
A população da região da Campanha votou e decidiu: fortalecimento da região turística do Pampa foi o segmento eleito, através da Consulta Popular, para injeção de verbas do Governo do Estado. Com 2.020 votos, a pauta foi definida como prioritária e cada um dos sete municípios deve receber o total de R$ 114 mil para investir em projetos no segmento.
A votação da Consulta Popular aconteceu na última semana, de quarta a sexta-feira (4 a 6 de setembro), de forma on-line e offline em todo o Rio Grande do Sul. Nos municípios de abrangência do Conselho Regional de Desenvolvimento da Campanha (Corede Campanha), Bagé, Hulha Negra, Candiota, Aceguá, Lavras do Sul, Caçapava e Dom Pedrito, foram contabilizados 3.730 votos.
Caçapava registrou o maior número de votantes, 1.016 eleitores, seguido por Bagé, que angariou 853 votos. Em seguida vieram Dom Pedrito, com 657 votos, e Lavras do Sul, com 648 votantes. Enquanto Aceguá, Candiota e Hulha optaram, em sua maioria, por melhorias nas estradas vicinais e em Dom Pedrito predominou a votação de projetos para agricultura, os demais municípios, Bagé, Caçapava e Lavras do Sul, optaram pelo turismo.
Em breve, os articuladores do turismo dos sete municípios devem dar início à mobilização para elaboração do projeto que irá receber a fração correspondente dos R$ 800 mil destinados à região da Campanha pelo governador Eduardo Leite.
A presidente do Corede Campanha, Lia Maria Herzer Quintana, enfatizou o resultado na Rainha da Fronteira. "A mudança da matriz produtiva só vai ocorrer através de novas opções de desenvolvimento. Um dos produtos que mais agrega é o turismo", frisou. Com relação ao número de participantes, Lia Quintana afirma ser "uma questão de maturidade e de fomentar a divulgação".
Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude), Cândida Navarro destacou que a vitória do turismo demonstrou o fortalecimento de uma demanda através da mobilização setorial. “Mas ainda é preciso investir muito mais na divulgação e em campanhas de esclarecimento sobre a participação popular como forma de efetivar a escolha de demandas que realmente atendam interesses da maioria, como prevê uma democracia”, destaca.
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