ANO: 26 | Nº: 6494
02/10/2019 Cidade

Secretaria de Saúde divulga programação do "Outubro Rosa"

A Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência divulgou, ontem, a programação do Outubro Rosa 2019, movimento internacional de luta contra o câncer de mama. A solenidade de abertura acontece amanhã, às 9h, no auditório do Palacete Pedro Osório.

Durante todo o mês, serão realizadas ações que visam chamar a atenção diretamente para a realidade atual do câncer de mama, além da grande importância do diagnóstico precoce. As atividades iniciaram nesta terça-feira (1º) e se estendem até o dia 31. Entre as atividades programadas para o mês está iluminação rosa do prédio da Secretaria de Saúde. Todas as unidades de saúde disponibilizando exame físico das mamas e disponibilização de mamografias (para as mulheres que estejam na faixa etária conforme orientações do Instituto Nacional do Câncer- INCA), e rodas de conversa com distribuição de material informativo alusivo à campanha.

O secretário da pasta, Mário Mena Kalil, ressaltou a importância do diagnóstico precoce e convidou as mulheres para que participem ativamente das ações. "As mulheres precisam estar atentas ao seu corpo e ao sinal de qualquer tipo de alteração. É necessário conscientizar e fazer exames periodicamente", detalhou.

O Dia D acontece dia 26, das 9h às 12h, na Praça Silveira Martins (Coreto), com ações voltadas à saúde da mulher, com verificação de pressão e glicose, testes rápidos, vacinação, orientações e a unidade móvel (com atendimento e exame físico das mamas e disponibilização de mamografia para as mulheres que estejam na faixa etária conforme orientações do Instituto Nacional do Câncer-Inca), distribuição de material sobre a prevenção da doença e kits com preservativos e informativos do Serviço de Atenção Integral à Sexualidade (Sais).

No decorrer do mês, a Secretaria estará arrecadando lenços para serem doados às mulheres em tratamento do câncer na Unidade de Oncologia e Alta Complexidade (Unacon) e uma equipe estará visitando o comércio local, orientando as funcionárias sobre a importância de manter seus exames em dia e a detecção de um diagnóstico precoce do câncer de mama.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...