MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Véspera de Dia de Finados movimenta necrópoles de Bagé

Publicada em 01/11/2019
Véspera de Dia de Finados movimenta necrópoles de Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Limpeza de lápides é feita pelos familiares, enquanto funcionários da necrópole são responsáveis pelas áreas comuns

Nem o tempo instável afastou os bajeenses dos cemitérios na véspera do Dia de Finados. Com a trégua da chuva, os familiares aproveitaram a quinta-feira para iniciar os preparativos para o dia dos mortos, mantendo as lápides e túmulos de familiares limpos e em ordem.

Os dois cemitérios sob responsabilidade da Prefeitura de Bagé, através da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi), Azevedos e São Martim, já estão recebendo manutenção para a data. O chefe de gabinete da pasta, João Pedro Finger, explica que é realizada manutenção periódica nos dois espaços. Contudo, com o grande acumulado de chuva registrado na cidade, o trabalho teve de ser refeito.

Finger relata que os funcionários da Smasi já estão atuando nos dois locais, realizando o corte de grama e a limpeza das áreas comuns. Já a limpeza das lápides é responsabilidade dos familiares. “O foco vai ser no cemitério de São Martim, onde a situação estava mais complicada. Muitas vezes, restos mortais e caixões são jogados no entorno. Vamos trabalhar para deixar esses espaços mais acessíveis e com as melhores condições possíveis, em decorrência do tempo”, destaca.

Mas a incerteza com o clima ainda não animou os floristas, que, geralmente, começam a se instalar nos arredores dos cemitérios dias antes da data de Finados. Até a manhã de ontem, não havia movimentação neste sentido nas proximidades do Cemitério da Santa Casa de Caridade de Bagé.

Não podemos abandonar quem já se foi porque a vida espiritual continua”

A aposentada Tânia Maidana aprendeu desde cedo, com a mãe, a manter o cuidado e o carinho com quem já se foi. Aos 58 anos, ela mantém os ensinamentos e a rotina de limpeza da lápide do local de descanso do pai, mãe e irmão. Ontem, pela manhã, aproveitou o clima sem chuva para preparar o espaço para as visitas dos demais familiares.

Ela conta que aprendeu com a mãe e mantém a rotina de visitas ao cemitério. “É uma questão de carinho e respeito com eles. Não podemos abandonar quem já se foi porque a vida espiritual continua. 

Tânia realiza visitas em todas as datas comemorativas, como Dia dos Pais e Dia das Mães, além de aniversários de nascimento e de morte. Mas a visita mais tradicional é, realmente, no Dia de Finados, em que mantém uma tradição: “Durante todo o ano, deixamos flores artificiais para dar um colorido. Mas no Dia de Finados, sempre trago flores naturais, que traz vida e uma boa energia para eles”, destaca.

Previsão do tempo para a data

Hoje, o tempo ainda deve se manter seco, mas nublado, sem previsão de chuva. A máxima será de 28°C e a mínima de 16°C. Já no Dia de Finados, a temperatura cai, com mínima de 19°C e máxima de 24°C, e a chuva retorna, com previsão de 55 milímetros durante o dia.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br