MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Procon alerta para cuidados com compras na Black Friday

Publicada em 29/11/2019
Procon alerta para cuidados com compras na Black Friday | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Lojas iniciaram com ofertas desde o inicio do mês

A campanha internacional Black Friday, que surgiu no início da década de 1990, nos Estados Unidos, será realizada nesta sexta-feira. A exemplo de todo o país, as promoções devem movimentar o comércio em Bagé. A expectativa, aliás, é que os descontos cheguem a até 70% em empresas de diversos segmentos. Além das lojas físicas, muita gente se prepara para fazer compras de forma on-line. Alguns lojistas optaram por adiantar as ofertas e uma grande quantidade de comércios já apresenta preços menores. Contudo, o Procon de Bagé alerta que é preciso ter cuidado para não cair em armadilhas.
Conforme o coordenador do Procon em Bagé, Carlos Eduardo Tavares Simões Pires, é necessário ter cuidado e checar o valor dos produtos antes da campanha. Ele informa que nenhum comerciante é obrigado a participar, mas se for dada a publicidade dos descontos, a empresa tem que manter o valor estipulado. “Nesses casos, o consumidor tem direito de reclamar”, informa.
A campanha é uma oportunidade para que lojistas provem sua capacidade de manter uma relação comercial transparente com os consumidores, oferecendo descontos reais nos produtos anunciados. Já nas compras on-line, Pires lembra que o consumidor pode desistir da compra no prazo de sete dias, a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço. Neste caso, o fornecedor deve informar, sempre de maneira clara e ostensiva, os meios adequados e eficazes para o exercício do direito de arrependimento pelo consumidor.
Nas compras diretas e para terceiros, o coordenador destaca que é necessário combinar diretamente com o estabelecimento a possibilidade da troca. Ele também ressalta que a empresa pode fazer diferenciação nas compras à vista e no prazo e deve ter no estoque o produto que anuncia.

Dicas
- Não faça compras por impulso. Analise seu orçamento; reflita se você realmente precisa daquilo; avalie se essa compra não vai desequilibrar suas contas.
- Pesquise o preço do produto que pretende adquirir, bem como as condições de pagamento disponibilizadas pelos diversos fornecedores. Na sexta-feira , confira se o produto faz parte da Black Friday e compare seu preço com os que você coletou.
- Visite estabelecimentos diferentes e compare os preços dos produtos que pretende adquirir.
- Muito cuidado com sites falsos. Eles são praticamente idênticos aos originais. Suspeite de ofertas muito tentadoras. Em caso de dúvida, ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa e confira se o preço praticado é aquele mesmo.
- Se a compra for on-line o site deve conter o nome da empresa, endereço físico e demais informações necessárias para que o fornecedor possa ser localizado e contatado.
- Verifique se o site é seguro: no momento da transação, confira se no canto inferior da tela há um cadeado ou chave. Atualize seu programa antivírus, bem como os programas de monitoramento contra spywares e firewall.
- Forneça apenas os dados solicitados pelo site durante a transação, nada mais.
- Guarde todos os dados da compra, como o nome do site, produtos pedidos, valor pago, forma de pagamento, data de entrega do produto e número de protocolo da compra ou do pedido, se houver.
- Direito de arrependimento:
- Não faça compras ou qualquer operação bancária utilizando computadores de lan houses ou cybercafés. Eles podem conter programas maliciosos que furtam números de cartões de crédito e senhas.
- Não se impressione com aqueles cronômetros enormes em contagem regressiva informando que a promoção está acabando. Isso é apenas uma pressão para que você compre logo, sem pensar muito.
- Em caso de reclamação ou dificuldade, procure o Procon da cidade. O Procon de Bagé funciona das 8 às 14 horas na rua General Osório, 2000 Telefone: (53) 3241-6010.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br