Cidade
Urcamp realiza Seminário de Boas Práticas Pedagógicas
Publicada em 18/12/2019
Professores de todos os cursos da Urcamp participaram, na segunda-feira, de uma troca de experiências vividas no primeiro ano de aplicabilidade da Graduação i, o modelo acadêmico adotado em 2019, que tornou a Instituição de Ensino Superior a mais inovadora de toda a Metade Sul do Estado. As metodologias ativas, com foco em inovação, foram compartilhadas pelos docentes, no Salão de Atos da Urcamp, durante o 1º Seminário de Boas Práticas Pedagógicas.
No total, foram 25 trabalhos desenvolvidos ao longo do ano e que se destacaram como boas práticas pedagógicas. São atividades que fugiram do convencional, pelas quais os alunos puderam aprender e desenvolver habilidades, de maneira criativa, com foco num melhor aprendizado. Na Gastronomia, por exemplo, a professora Fernanada Dall´asta desenvolveu técnicas de alimentação utilizando insumos da região, onde os alunos puderam produzir receitas próprias. Uma das novidades foi a confecção do brigadeiro com utilização da erva-mate.
A professora Cleia Siqueira, de Medicina Veterinária, desenvolveu uma proposta onde os alunos foram a campo para estudar o funcionamento e todo o mecanismo produtivo de uma fazenda. O resultado foi uma maquete coletiva de uma propriedade rural, com sistema de criação de gado de corte e produção de leite. "Foi um trabalho em equipe, numa troca de conhecimentos unindo teoria e prática. Dessa forma, o aluno tem mais facilidade no seu aprendizado", detalhou.
Na Psicologia, outro exemplo de aplicação de metodologia ativa foi o trabalho desenvolvido pela professora Paulinia Amaral. Ela utilizou quatro desafios baseados em problemas de saúde, numa linha do tempo que contemplou desde o nascimento até a fase adulta de uma pessoa. Assim, os acadêmicos trabalharam a Psicologia na prática, para desenvolverem soluções em sala de aula.
No Jornalismo, a professora Cristiane Pereira inseriu os alunos em eventos do calendário da cidade, como Feira do Livro, por exemplo. No projeto, a turma produziu reportagens e materiais em audiovisual. O resultado foi a publicação, no Jornal Minuano, site e redes sociais do Jornal e da própria Urcamp. "Alunos do primeiro semestre já tendo seus nomes vinculados a matérias publicadas em veículo de comunicação aprofunda o aprendizado. A própria comunidade é quem avalia", explica a professora.
Para a pró-reitora de Ensino, Virgínia Dreux, o evento foi um sucesso. "Os professores puderam apresentar aos colegas o que estão fazendo de inovação em salas de aula. São dinâmicas diferenciadas com os nossos alunos, numa troca muito bacana. A gente percebe que o professor tem que se reinventar e planejar novas aulas para o currículo da Graduação i e isso se dissemina e os nossos alunos passam a ter aulas diferenciadas e, assim, aprendem com mais facilidade e se preparam melhor", pontua.
Galeria de Imagens
Leia também em Cidade