MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Urcamp realiza Seminário de Boas Práticas Pedagógicas

Publicada em 18/12/2019
Urcamp realiza Seminário de Boas Práticas Pedagógicas | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Evento expôs 25 trabalhos desenvolvidos ao longo do ano

Professores de todos os cursos da Urcamp participaram, na segunda-feira, de uma troca de experiências vividas no primeiro ano de aplicabilidade da Graduação i, o modelo acadêmico adotado em 2019, que tornou a Instituição de Ensino Superior a mais inovadora de toda a Metade Sul do Estado. As metodologias ativas, com foco em inovação, foram compartilhadas pelos docentes, no Salão de Atos da Urcamp, durante o 1º Seminário de Boas Práticas Pedagógicas.
No total, foram 25 trabalhos desenvolvidos ao longo do ano e que se destacaram como boas práticas pedagógicas. São atividades que fugiram do convencional, pelas quais os alunos puderam aprender e desenvolver habilidades, de maneira criativa, com foco num melhor aprendizado. Na Gastronomia, por exemplo, a professora Fernanada Dall´asta desenvolveu técnicas de alimentação utilizando insumos da região, onde os alunos puderam produzir receitas próprias. Uma das novidades foi a confecção do brigadeiro com utilização da erva-mate.
A professora Cleia Siqueira, de Medicina Veterinária, desenvolveu uma proposta onde os alunos foram a campo para estudar o funcionamento e todo o mecanismo produtivo de uma fazenda. O resultado foi uma maquete coletiva de uma propriedade rural, com sistema de criação de gado de corte e produção de leite. "Foi um trabalho em equipe, numa troca de conhecimentos unindo teoria e prática. Dessa forma, o aluno tem mais facilidade no seu aprendizado", detalhou.
Na Psicologia, outro exemplo de aplicação de metodologia ativa foi o trabalho desenvolvido pela professora Paulinia Amaral. Ela utilizou quatro desafios baseados em problemas de saúde, numa linha do tempo que contemplou desde o nascimento até a fase adulta de uma pessoa. Assim, os acadêmicos trabalharam a Psicologia na prática, para desenvolverem soluções em sala de aula.
No Jornalismo, a professora Cristiane Pereira inseriu os alunos em eventos do calendário da cidade, como Feira do Livro, por exemplo. No projeto, a turma produziu reportagens e materiais em audiovisual. O resultado foi a publicação, no Jornal Minuano, site e redes sociais do Jornal e da própria Urcamp. "Alunos do primeiro semestre já tendo seus nomes vinculados a matérias publicadas em veículo de comunicação aprofunda o aprendizado. A própria comunidade é quem avalia", explica a professora.
Para a pró-reitora de Ensino, Virgínia Dreux, o evento foi um sucesso. "Os professores puderam apresentar aos colegas o que estão fazendo de inovação em salas de aula. São dinâmicas diferenciadas com os nossos alunos, numa troca muito bacana. A gente percebe que o professor tem que se reinventar e planejar novas aulas para o currículo da Graduação i e isso se dissemina e os nossos alunos passam a ter aulas diferenciadas e, assim, aprendem com mais facilidade e se preparam melhor", pontua.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br