MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Guilherme Monteiro lança livro sobre causos gauchescos

Publicada em 27/12/2019
Guilherme Monteiro lança livro sobre causos gauchescos | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Escritor apresenta obra no próximo dia 28, no Cantegril

Causos da vida no campo e a tradição oral destas histórias são os motes principais da obra “A Fabulosa Estância São Lauro”, de Guilherme Monteiro, que será lançada no sábado (28), a partir das 19h30min, no Cantegril Clube de Bagé, com celebração regada a chope Barley e um assado para acompanhar.
Criado na Serrilhada, o empresário, e agora escritor, traz da infância o apreço pelos causos gauchescos e as histórias da vida no campo. E isso é reportado no livro, que traz 21 contos, todos ambientados na fazenda que dá nome à obra.
A ideia do livro surgiu após a publicação do primeiro conto na revista Pesca e Cia, da qual Monteiro é colaborador. Com vários causos na memória, por sugestão da esposa, Munique, o autor resolveu escrevê-las e guardá-las para uma posterior publicação em livro. O processo de escrita demorou cerca de três meses, mas transcorreram quase dois anos até a publicação. Isto porque o autor aguardava o aporte do Pró-Cultura do Governo do Estado, através da Prefeitura de Bagé, edital em que Monteiro foi contemplado.
Os contos lançam luz sobre o imaginário da vida no campo, muitos deles com características fantásticas. Um dos causos relembra uma situação real de 1952, em que um peão laçou um avião “paulistinha”, história que foi narrada na revista O Cruzeiro. No livro, o peão vira personagem campeão de laço e o pano de fundo é a fabulosa estância onde tudo pode acontecer. “A estância é fruto da minha criação. Ela não existe, porém, todas as suas particularidades são com referências à cidade. A estância no livro está localizada em Bagé. Mesmo que não exista, gerará identificação do leitor pelas características da região”, conta.
Mesmo que as histórias gauchescas, muitas vezes, tenham caráter mais adulto, o livro tem conotação infantil para que as novas gerações tenham acesso aos causos. A obra, inclusive, será distribuída entre escolas e bibliotecas da rede pública do município. Além disso, as ilustrações feitas pelo chargista do Jornal MINUANO, Cláudio Falcão, e Rodrigo Moura (Digo), tornam a obra ainda mais divertida e atrativa para os pequenos. “Fui criado em um ambiente onde existiam bons contadores de causos que prendiam a atenção das pessoas do entorno. E isso é o que ancora o livro, que se torna, assim, um compilado de homenagens que dá acesso à uma cultura regional muito forte para as crianças de hoje”.
O livro já está em pré-venda no site da Editora Estronho. A partir do lançamento, no dia 28, a obra estará disponível nas livrarias da cidade e, também, na loja do empresário, Primos Pesca Esportiva. A Fabulosa Estância São Lauro foi viabilizada pela parceria entre a Prefeitura de Bagé, com aporte do Governo do Rio Grande do Sul através da Lei de Incentivo e Fundo, além de fundos próprios do autor. São apoiadores da obra o escritório Gonzales e Xavier Advogados Associados, Cabanha Estagira e cerveja Barley.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br