MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Cavalgada em busca da imagem de São Sebastião tem início

Publicada em 18/01/2020
Cavalgada em busca da imagem de São Sebastião tem início | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Cavalarianos partiram rumo a Torquato Severo

Uma tradição de 16 anos voltou a ocorrer, sexta-feira, quando cavalarianos partiram em busca da imagem do Padroeiro de Bagé (São Sebastião), no distrito de Torquato Severo, município de Dom Pedrito. Os cavalarianos receberam a missão do pároco da Catedral de São Sebastião, Airton Gusmão, em frente à paróquia. No total, cerca de 35 cavalarianos irão percorrer 45 quilômetros, até a Vila de São Sebastião. O evento é realizado através da parceria da Associação com a Mitra Diocesana e conta com o apoio das Estâncias da Cacimba e Costa Rica.
Conforme o presidente da entidade, Mirabeau Borba dos Santos, participam da atividade o bispo Frei Dom Cleonir Paulo Dalbosco e integrantes do comando da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. Ele adianta que o grupo será recepcionado, domingo, com uma quermesse, com várias atividades artísticas e culturais, que encerram com a missa campal, ministrada pelo bispo. “Dom Cleonir irá participar de uma parte da cavalgada e irá presidir a missa campal, que acontece em Torquato Severo, no domingo, às 17h”, ressalta.
A cavalgada de São Sebastião foi retomada quando Dom Gílio Felício, hoje bispo Emérito da Diocese, foi empossado em Bagé. Como então presidente da Mitra, o prelado estendeu convite às prefeituras de Bagé e Dom Pedrito, envolvendo a municipalidade na organização e promoção do evento. Em 2018, o evento foi inserido no calendário oficial da Rainha da Fronteira.

História
Após Dom Diogo de Souza fixar acampamento em Bagé, em 1811, os militares que ainda estavam na Vila de São Sebastião se transferiram para a cidade. Entretanto, a imagem do santo, que então estava abrigada na capela da vila, atual distrito de Torquato Severo, permaneceu no prédio. Contudo, os militares perceberam a intensa religiosidade dos moradores do novo vilarejo e resolveram resgatar o santo, padroeiro dos militares.
O translado da imagem ocorreu em 20 de janeiro de 1812, Dia de São Sebastião, quando a nova povoação contava apenas seis meses e três dias de existência. A imagem foi depositada em uma capelinha de palha, erigida no espaço da Praça Carlos Telles, em frente à atual Igreja Matriz Catedral de São Sebastião.
O santo, que atualmente está abrigado na Catedral de São Sebastião, chegou ao Brasil em 20 de janeiro de 1565. Fez um grande trajeto cruzando diversos estados, chegando ao Sul, no município de São Sebastião do Caí, onde permaneceu por algum tempo.
Foi em 1683, então, que o santo chegou à região da Campanha, pelas mãos dos padres jesuítas da Companhia de Jesus, que traziam a missão de catequizar os indígenas e fundar um agrupamento.
A tarefa foi chefiada pelo padre Tadeu Xavier Henis. Com o adensamento da população na região, a vila ganhou a denominação de seu padroeiro: São Sebastião.

Programação

Dia 17 de janeiro (sexta-feira)

16h30min - Recepção da coluna de Cavaleiros (as) da Associação Rainha da Fronteira na Catedral de São Sebastião

17h - Pároco da Catedral passa aos Cavaleiros (as) a Missão de busca da imagem do Santo junto à Comunidade de São Sebastião;

17h15min - Início do deslocamento de Bagé:

20h30min - Chegada na Estância Cacimba

21h30min - Jantar

23 h - Toque de recolher

Dia 18 de janeiro (sábado)

05h30min - Alvorada:

06h - Café

07h - Retomada do deslocamento

11h30min - Chegada da cavalgada na Estância Costa Rica

12h30min - Almoço,

Período da tarde livre

21h30min - Jantar

23h - Toque de recolher

Dia 19 de Janeiro (domingo)

7h - Alvorada

07h30min - Café

10h - Início do deslocamento para a Comunidade de São Sebastião

12h - Almoço na Comunidade de São Sebastião

17h - Missa Campal ministrada pelo Bispo Dom Cleonir

19h - Entrega da imagem do Sebastião aos Cavaleiros (s)e início da Cavalgada de retorno para Bagé

20h30min - Chegada para pouso na Estância Costa Rica

21h30min - Jantar

23h - Toque de recolher

Dia 20 de janeiro (segunda)

6h - Alvorada

6h30min - Café

07h30min - Retomada do deslocamento para Bagé

11h30 - Parada para almoço Estância da Cacimba

16h - Retomada do deslocamento para Bagé

20h - Entrega da imagem do São Sebastião para a procissão na igreja Nossa Senhora da Conceição

20h30 - Chegada da procissão na Catedral de São Sebastião com missa festiva

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br