MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Projeto pode estimular ensino de Espanhol nas regiões de fronteira

Publicada em 20/01/2020

Uma proposta de modificação na lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional pode estimular o ensino de Espanhol em municípios localizados em áreas de fronteira com países que tem o idioma como língua oficial, a exemplo o Uruguai. Neste caso, a medida contemplaria Bagé e Aceguá, por exemplo. A matéria tramita em primeiro estágio de avaliação na Câmara dos Deputados.
Na prática, a redação assinada pelo deputado federal Dagoberto Nogueira, do PDT de Mato Grosso do Sul, determina que, 'n'o currículo do ensino fundamental, a partir do sexto ano, será ofertado o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição, dando-se preferência ao ensino de espanhol nas regiões de fronteira com países em que esse idioma seja oficial'.
Nogueira argumenta que não existe a intenção de 'impor o aprendizado deste ou daquele idioma'. “Pretendemos corrigir o erro da lei 13.415 (de 2017), que ignorou as diversas realidades existentes no Brasil e, ela sim, tentou impor um único idioma estrangeiro como obrigatório, desrespeitando não apenas a diversidade, mas também a autonomia dos sistemas de ensino e das comunidades escolares”, pontua.
A legislação em vigor estabelece que 'no currículo do ensino fundamental, a partir do sexto ano, será ofertada a língua inglesa', determinando, ainda, que 'os currículos do ensino médio incluirão, obrigatoriamente, o estudo da língua inglesa e poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, preferencialmente o espanhol, de acordo com a disponibilidade de oferta, locais e horários definidos pelos sistemas de ensino'.

Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br