MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

IBGE deve divulgar editais de processo seletivo para contratações em fevereiro

Publicada em 31/01/2020
IBGE deve divulgar editais de processo seletivo para contratações em fevereiro | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Consulta à população será realizada por 113 recenseadores em Bagé

Entre agosto e outubro deste ano, será realizado o Censo 2020. Para garantir a operacionalidade do sistema em todo território nacional, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou a contratação temporária de 230 mil pessoas para organização e aplicação dos questionários. Em Bagé, serão mais de 100 contratados, mas há vagas para todos os nove municípios da região abrangidos pela agência da Rainha da Fronteira.

Conforme informações encaminhadas pela coordenadora de área do IBGE, Laiane Castro Lopes, o edital para contratação de Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS), com exigência de Ensino Médio completo, deve ser divulgado no dia 18 de fevereiro, com previsão de inscrições via internet de 2 a 27 de março, com aplicação de prova no dia 17 de maio, divulgação de resultados finais no dia 12 de junho e previsão de contratações já no dia 15 de junho.

Já para o cargo de Recenseador, que exige Ensino Fundamental completo, a data de divulgação do edital e período de inscrições segue o mesmo do outro edital, com divulgação em 18 de fevereiro e inscrições de 2 a 27 de março. Contudo, a data de realização da prova é outra, com aplicação no dia 24 de maio, com previsão de divulgação de resultados no dia 3 de julho e convocação para treinamento no dia 6 de julho. Para os aprovados no processo seletivo, o treinamento será realizado a partir do dia 20 de julho, com início das contratações previsto para 31 de julho. “Destaco que estas informações são de datas prováveis, pois podem ainda sofrer algumas alterações”, alerta Laiane.

A agência do IBGE em Bagé coordena o Censo em nove municípios: Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pedras Altas, Pinheiro Machado e Sant’Ana da Boa Vista. Em oito deles serão abertas vagas para ACM e ACS. “Apenas o município de Pedras Altas não terá vagas para ACM/ACS, pois o município sede do Posto de Coleta de Pedras Altas será em Pinheiro Machado”, explica. Já para o cargo de Recenseador, serão abertas vagas para todos os municípios.

Em Bagé, serão contratados 113 recenseadores, dois ACM e 14 ACS. Em Aceguá, serão cinco recenseadores, um ACM e um ACS. Para realização do Censo em Candiot,a serão nove recenseadores, um ACM e um ACS. Em Hulha Negra, o número de ACS e ACM é o mesmo, um para cada vaga, além dos sete recenseadores.

O período de coleta do Censo 2020 será nos meses de agosto, setembro e outubro de 2020. Durante estes três meses de operações, mais de 211 milhões de habitantes e aproximadamente 71 milhões de endereços serão visitados nos 5.570 municípios brasileiros. A estrutura de trabalho conta com 27 Unidades Estaduais, 560 Agências do IBGE, 6,1 mil Postos de Coleta Municipais e 1.450 Coordenações Regionais.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br