MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Prefeitura decreta normas para permitir estruturas temporárias junto aos passeios públicos

Publicada em 28/02/2020
Prefeitura decreta normas para permitir estruturas temporárias junto aos passeios públicos | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Bayard e Divaldo confirmaram alterações

Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento econômico e ampliar os espaços públicos de lazer e convivência em Bagé, o prefeito Divaldo Lara assinou, esta semana, um decreto que estabelece normas para a instalação e o uso de extensão temporária de passeio público, também chamados de parklets. O documento, elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), regulamenta metragens permitidas às estruturas, as obrigações de quem realiza a instalação e procedimentos para a solicitação de liberação.

Conforme divulgação do Executivo, após pesquisa realizada em rede social pelo gestor do município, a criação destes espaços teve aprovação da população, com cerca de 77% dos votos. O prefeito comenta que os parklets garantem um ambiente mais humanizado e que o investimento é realizado pela empresa interessada, ou seja, sem custo ao erário público. "Os espaços são de uso comum e têm como objetivo criar um ambiente com conforto e segurança aos consumidores, além de embelezar a cidade", sustenta Divaldo.

O titular da SDI, Bayard Paschoa Pereira, comenta que havia manifestado seu apoio à liberação. "Esta é uma demanda recebida pela pasta através das associações e entidades comerciais da cidade. A partir desta mobilização, regulamentamos a instalação e, após a liberação do prefeito, as empresas interessadas já podem buscar informações na SDI", explica.

As estruturas são móveis e podem ser instaladas em paralelo à pista de rolamento. A estrutura deve conter um banco permanente na área, sendo opcional a instalação de mesas e cadeiras, floreiras, guarda-sóis, paraciclos e outros elementos destinados à recreação, ao descanso, ao convívio, à permanência de pessoas e a manifestações culturais. No local, segundo texto do decreto, deve ser instalada uma placa com a seguinte frase: "ESPAÇO PÚBLICO – Este é um espaço acessível a todos. É vedada, em qualquer hipótese, sua utilização exclusiva, inclusive por seu mantenedor." - esclarecendo que se trata de espaço público, podendo o equipamento ser utilizado por todos.

Mobilização
De acordo com a Prefeitura, em janeiro deste ano, entidades procuraram a SDI e protocolaram, junto à Secretaria, o pedido para instalação dos popularmente conhecidos decks, para uso como mais uma ferramenta de incentivo ao desenvolvimento dos espaços gastronômicos da cidade. Entre as moções recebidas, estão a da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba), através do seu presidente Pedro Obino, do Conselho Municipal de Turismo, também através do seu presidente Edson Mor, e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bagé (CDL), através da sua presidente Vórgia Obino. As manifestações direcionavam seu apoio para o Projeto Pelas Ruas da Campanha, que busca desenvolver o potencial da Rainha da Fronteira nas mais diversas áreas do turismo. Também se manifestou, em apoio ao decreto, o Conselho Bajeense da Mulher Empreendedora (Cobame), através de sua presidente Mauren Delabari.

A presidente da Associação dos Vinhos Finos da Campanha Gaúcha e da Associação do Pampa Gaúcho e Turismo, Clori Giordani Peruzzo, sustenta que "esta estrutura trará um grande desenvolvimento para o comércio local, criando espaços organizados para receber os turistas e potencializando o charme da nossa cidade que já é caracterizada pela boa acolhida aos seus visitantes". Segundo ela, este era um pedido do empresariado. "Ficamos muito contentes em sermos atendidos", frisou.

A empresária Cecilia Schwanck, por exemplo, já havia buscado a Secretaria com o objetivo de instalar o equipamento junto ao seu estabelecimento. "Enquanto empreendedora, a gente aposta muito na cidade de Bagé e, principalmente, na parte turística. Tendo um ambiente desses na rua, algo mais despojado, poderemos trabalhar com foco nas tendências da região e movimentar ainda mais os estabelecimentos", argumentou.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br