MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Medidas para evitar propagação do coronavírus alteram rotina de empresas, instituições e poder público da região

Publicada em 17/03/2020
Medidas para evitar propagação do coronavírus alteram rotina de empresas, instituições e poder público da região | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Aulas da rede estadual serão suspensas na quinta-feira

Diante do atual cenário da pandemia do vírus Covid-19, causador do coronavírus, empresas, entidades e instituições de ensino estão anunciando medidas para mitigar os riscos de contágio na região.
A Prefeitura de Candiota, por exemplo, que estava com uma intensa programação de aniversário neste mês, suspendeu todas as atividades por 30 dias. As aulas da rede municipal da Capital do Carvão estão suspensas a partir de hoje, assim como a programação de aniversário de 28 anos e da 24ª edição do Canto Moleque e viagens para fora do município. “Diante dos fatores e da mudança de cenário deste último final de semana, decidimos ser cautelosos e suspender as atividades. É imprescindível dar a nossa colaboração desde agora para evitar a propagação do vírus”, destaca Adriano Castro dos Santos, prefeito de Candiota.
O Executivo de Dom Pedrito também suspendeu, por 15 dias, a realização de eventos públicos com aglomeração de pessoas, como escolas, reuniões, incluindo cultos religiosos. Os bares, lanchonetes, restaurantes e eventos particulares que forem mantidos deverão obedecer o distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas, além de realizar a higiene das mesas com álcool gel.
A Prefeitura de Hulha Negra ainda não definiu medidas específicas para evitar a propagação do vírus, mas já adiantou que todas as atividades com reunião de público, como a programação de aniversário do município ou a escolha das soberanas da Festa do Colono, estão suspensas. “Nos próximos dias, devemos anunciar mais algumas medidas”, adianta Igor do Canto, vice-prefeito.
O município de Aceguá deve emitir decreto com todas as medidas na manhã de hoje. Contudo, já foi adiantado que as aulas da rede municipal estarão suspensas por 15 dias a partir do próximo dia 19, quinta-feira.
Medidas em Bagé
Frente ao avanço do coronavírus em território gaúcho e em face das medidas e orientações do Ministério da Saúde, governo do Estado e Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o poder público municipal anunciou, no final da tarde de ontem, medidas preventivas a serem tomadas.
A primeira é a criação de um comitê de enfrentamento e avaliação da situação local, com representatividade de diversos setores da comunidade, incluindo a sociedade civil e esfera pública em âmbito municipal, estadual e federal.
Foram suspensas as atividades do Centro do Idoso por vinte dias, além do cancelamento de eventos com aglomeração de pessoas.
As aulas da rede municipal de ensino estão suspensas por 15 dias, a partir de quinta-feira. O calendário escolar deverá ser reorganizado a fim de garantir o cumprimento dos dias e horários letivos mínimos. Contudo, as instituições de ensino terão plantão das 8h às 14h, com oferecimento das refeições aos alunos em vulnerabilidade social. A Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional (Smed) também prestará atendimento ao público em sistema de rodízio de seus servidores, no horário das 8h às 14h, a fim de diminuir o fluxo de pessoas.
Também foram canceladas as aulas do Instituto Municipal de Belas Artes (Imba), para todos os cursos, além das atividades na Escolinha de Arte e Bibliotequinha Infantil Tia Leda e aulas no CDE Odessa Macedo, atividades de visitação e novos eventos na Casa de Cultura Pedro Wayne, Biblioteca Dr. Otávio Santos e Galeria Edmundo Rodrigues.
Também estão suspensos os eventos que acontecem no Parque do Gaúcho, pista de galgos, jipeiros, MotoCross, aulas de laço, aeromodelismo, cancha reta e eventos que venham a ser solicitados para ocupação do espaço. Contudo, a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e as demais casas a ela subordinada, manterá seu expediente administrativo.
Também foi anunciado que os servidores da Prefeitura Municipal de Bagé com 60 anos ou mais ficam temporariamente liberados das atividades, com ponto facultativo, até o dia 31 de março, por estarem no grupo de maior risco de contágio e agravo dos sintomas ocasionados pelo vírus. Os servidores acometidos de qualquer doença e que pertencem a grupo de risco devem encaminhar manifestação por meio de correio eletrônico (e-mail para biometria@bage.rs.gov.br) e contato telefônico (53 3242 7965 ou 3241 1436), fornecendo informações sobre estado de saúde, não devendo comparecer pessoalmente ao setor de saúde ocupacional, nesta situação especificamente.
Os setores de atendimento ao público que oferecem risco de contaminação devem obedecer ao protocolo da Organização Mundial de Saúde, recomendando que sejam mantidas as áreas ventiladas e tomadas medidas para reduzir aglomerações.
Suspensão das aulas
O governador Eduardo Leite anunciou, na manhã de ontem, a suspensão das aulas da rede estadual a partir da quinta-feira, 19, pelo período de duas semanas, prorrogáveis em caso de necessidade. A recomendação é para que a rede privada e os municípios tomem a mesma estratégia de forma a evitar aglomerações.
O Colégio Franciscano Espírito Santo também suspendeu as atividades presenciais a partir de quinta-feira, 19, sem previsão de retorno. O Colégio Nossa Senhora Auxiliadora paralisa as atividades a partir de quinta, 19 de março, e deve retornar em 6 de abril. As aulas na Escola Vasco da Gama param hoje e retornam no dia 1º de abril, assim como a escola São Benedito, que paralisa amanhã, quarta, por quatorze dias corridos.
Atendimento agendado no Cartório Eleitoral
Anunciado na semana passada, o atendimento da Justiça Eleitoral em Candiota será realizado apenas via agendamento durante esta semana. Devido à pandemia, e seguindo orientações do Estado, o Tribunal Eleitoral atende apenas através de agendamento no Centro de Eventos em Candiota, e também em Bagé, para quem ainda precisa regularizar seu título. O agendamento serve para evitar aglomerações de pessoas nos locais de atendimento. O agendamento é fácil e rápido e pode ser feito pelo próprio site do TRE no link http://www.tre-rs.jus.br/.
Cuidados com o maior grupo de risco
Na manhã de ontem, o Lar de Idosas Vila Vicentina recebeu a coordenadora do curso de Enfermagem da Urcamp, professora Carmen Helena Vaz, que repassou orientações para os 34 funcionários que mantém o atendimento das 50 idosas da entidade. O convite foi feito pela enfermeira responsável pela entidade, Vanessa Veleda.
“Nós temos, através da Urcamp, um projeto de extensão de estágio aqui, e como o grupo de maior risco são os idosos, surgiu a ideia de uma conversa informal com toda equipe e passar algumas orientações diárias para evitar o coronavírus. Nós, enquanto curso de Enfermagem, estamos preocupados em apoiar da forma que for possível todos os envolvidos neste momento”, destaca Carmem.
Além disso, a entidade de assistência aos idosos anunciou algumas medidas de precaução na tarde de ontem, como a limitação de visita de um familiar por idoso, que deverá trazer o próprio álcool gel, máscara e luvas, se for necessário. Além disso, a administração, por tempo indeterminado, suspendeu eventos que possam expor as idosas.
Já a Fundação Geriátrica José e Auta Gomes realizou reunião na tarde de ontem para definir as diretrizes para as próximas semanas. Mas antes do fechamento da edição, foi possível apurar, com a presidente da Fundação, Zazi Vargas, que as visitas de grupos de apoio ou de recreação com os idosos foram suspensas. Apenas será permitida a visita de familiares dos idosos assistidos pela entidade.
Febraban orienta continuidade do funcionamento e prorrogação de dívidas
A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) anunciou que para amenizar os efeitos negativos da pandemia no emprego e na renda, os bancos permanecerão atuantes com medidas de estímulo à economia. Nesse sentido, os cinco maiores bancos associados, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander permanecem, no momento, abertos e comprometidos em atender pedidos de prorrogação, por 60 dias, dos vencimentos de dívidas de Clientes Pessoas Físicas e Micro e Pequenas empresas para os contratos vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados. A rede bancária e os canais de atendimento ficarão à disposição do público.
Aciba cancela ação de abertura das atividades de 2020
A diretoria da Aciba decidiu cancelar a realização do evento “Jantar de Abertura das Atividades da Aciba”, que aconteceria na quinta feira, 19 de março, às 20 horas, no restaurante Betemps. A decisão de caráter preventivo reforça e responsabilidade da entidade em priorizar a saúde e visa garantir a segurança e o bem estar do público do evento: associados, parceiros, fornecedores e convidados.
Apae e Caminho da Luz suspendem atividades até final de março
Atendendo a orientação da Federação Estadual Associação Pais Amigos Excepcionais do RS, a unidade de Bagé da Apae suspende as atividades a partir de amanhã, 19, até o dia 31 de março. “Como nosso público é do grupo de risco, a orientação veio como forma de prevenção para eles. Assim, antecipamos o recesso de julho”, destaca Fernanda Oliveira, gerente da unidade que atende cerca de 400 pessoas.
O Caminho da Luz também decidiu suspender os atendimentos na Escola de Educação Especial, Clínica, Centro de Referência no Tratamento de Pessoas Autistas e nas oficinas a partir de quarta-feira, dia 18, até o dia 31 deste mês, também antecipando o período de recesso. O presidente do Caminho da Luz, Ruibar Freitas, informa que os serviços da clínica podem retornar antes do prazo se houver mudança na situação do país em relação ao coronavírus.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br