MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

“Esse momento é muito importante para o isolamento”, afirma Divaldo

Publicada em 20/03/2020
“Esse momento é muito importante para o isolamento”, afirma Divaldo | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Necchi, Divaldo e Kalil realizaram pronunciamento na tarde de ontem

Em pronunciamento oficial, realizado na tarde de ontem, o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, do PTB, adiantou medidas que serão adotadas para conter a disseminação do coronavírus (Covid-19). O petebista salientou que a orientação oficial é pelo isolamento voluntário. “Esse momento é muito importante para o isolamento. Isso não é férias. Isso é necessidade pública”, qualificou o chefe do Executivo, após confirmar o registro dos dois primeiros casos do vírus na cidade.
Divaldo destaca que o isolamento atende às normativas estabelecidas como forma de precaução. Um dos casos confirmados está em isolamento hospitalar. O outro está em isolamento domiciliar. “Estes dois casos positivados tiveram vários contados antes do diagnóstico. É por esse motivo que a Secretaria da Saúde e a Coordenadoria da Saúde estabeleceram um plano de contingenciamento”, explica.
Ainda durante pronunciamento, o prefeito adiantou a edição de novo decreto, estabelecendo medidas especificas, como barreiras sanitárias, que contarão com apoio do Exército; a suspensão de
visitas aos asilos, a proibição de atividades em academias, e de atividades com aglomerações, o que cultos religiosos. As determinações também restringem o comércio a atividades essenciais, impondo alterações às linhas de ônibus. “A finalidade é preservar a saúde”, reforçou. Sem apresentar detalhes, o prefeito adiantou, ainda, que uma triagem será feita na frente Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), para os casos que envolvem problemas respiratórios.
O petebista também observou que as informações sobre os casos de Covid-19 serão repassadas por órgão oficiais. “O momento tem servido para informações falsas, que não ajudam em nada o que estamos vivendo, que é um problema universal. As informações corretas são disponibilizadas em canais oficiais, veículos de comunicação e pelo site da prefeitura”, pontuou.

Cautela
O secretário municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, destacou que as autoridades precisam de um período de sete a 14 dias para conhecer o alcance da exposição ao vírus. “Precisamos saber quantas pessoas foram envolvidas e quantas pessoas podem ter sido expostas (ao Covid-19). Vamos saber disso dentro dentro de 14 dias. Até lá, precisamos adotar algumas atitudes. Vamos ser extremamente cautelosos e responsáveis”, disse, ao recomendar a suspensão de visitas a idosos.

Triagem
O titular da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Ricardo Necchi, rebateu informações que circularam em redes sociais, na tarde de ontem, de que 11 médicos estariam em isolamento. O coordenador informou que três médicos e dois pacientes apresentaram sintomas e estão em monitoramento.
O primeiro paciente com confirmação de Covid-19 é médico e retornou de viagem ao Rio de Janeiro. O segundo confirmado teve contato com ele. “A vigilância epidemiológica do município está fazendo uma triagem de todos os contatos destes dois casos que estão confirmados, desde que chegaram à cidade”, garante.
Necchi explicou que as pessoas que tiveram contato com os dois e não tiverem sintomas, devem ser orientadas a permanecer em casa, em isolamento, durante sete dias, com uso de máscara. Se durante estes sete dias apresentarem algum sintoma, elas devem procurar assistência médica para a coleta do exame, e permanecer em domicílio por 14 dias. Se precisar de internação, serão encaminhadas.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br