ANO: 26 | Nº: 6587
30/03/2020 Cidade

Testes rápidos só chegam no município a partir do dia 10

Foto: Luís André / Secom

Atualmente, amostras são todas enviadas ao Lacen
Atualmente, amostras são todas enviadas ao Lacen
O secretário municipal de Saúde de Bagé, Mário Mena Kalil, que acompanhou a tradicional coletiva realizada com a imprensa por meio de um grupo no Whatsapp, anunciou, na tarde deste domingo, dia 29, que os testes rápidos que a prefeitura deve adquirir só devem chegar à Rainha da Fronteira no dia 10 de abril. Os equipamentos são apontados como fundamentais para que o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus tenha um mapa atualizado da situação da pandemia na cidade.
De acordo com Kalil, os equipamentos servirão muito além de diagnosticar a doença, mas para análises no âmbito municipal. "A princípio são sorológicos. Em torno de 15 minutos a gente começa a ter resposta. O problema é que só vão chegar a partir do dia 10. Serão utilizados tanto para pesquisa quanto para detecção em nível hospitalar e da rede", especificou.
No domingo, aliás, o município recebeu o resultado de mais três testes realizados. E o resultado foi favorável, já que todos atestaram negativamente para a doença. Assim, a quantidade de coletas realizadas se manteve em 75, até o momento, com 9 confirmações, 25 negativos, 8 descartados e um inconclusivo.
Ao se pronunciar sobre estes dados, por sua vez, o prefeito Divaldo Lara afirmou que, diferente de afirmações em redes sociais, os números oficiais quanto a contaminações são os oficiais. "Não existem outros que não esses", frisou. Contudo, ponderou, a partir da chegada de kits rápidos para exames, a tendência é que aumente 'o número de amostragens'. "Vamos poder enxergar melhor o cenário da contaminação no município", exemplificou.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...