MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Técnico do Guarany, Rodrigo Bandeira avalia manutenção da Divisão de Acesso

Publicada em 13/04/2020
Técnico do Guarany, Rodrigo Bandeira avalia manutenção da Divisão de Acesso | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Técnico destaca que será necessária uma mini pré-temporada

A semana foi importante para os rumos do futebol do interior. Isso porque a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) confirmou que a Divisão de Acesso deve recomeçar em agosto, se o quadro do coronavírus (covid-19) for controlado até a data. Os próximos quatro meses serão de preocupação para os clubes, que, entretanto, já dispõem de uma data mais concreta para montarem seus planejamentos.
O técnico do Guarany, Rodrigo Bandeira, avalia como positiva a decisão da FGF. Na tarde de terça-feira, ele conversou por telefone com o jornal MINUANO. “Olha, dentro da situação, é importante ter uma data para reinício. Assim, os clubes podem trabalhar com uma perspectiva mais concreta, em relação à competição. Agora, será necessário fazer, ao menos, uma parte de uma nova pré-temporada. Acredito que todos deverão se readequar a uma nova situação financeira, clubes e empregados, para que se consiga jogar durante o ano”, ressalta.

Treinadores montam grupo
Para articular iniciativas e propor soluções, desde calendário até situações contratuais, os treinadores da Divisão de Acesso montaram um grupo, numa rede social, para conversar e debater sobre os rumos da competição. “Estamos conversando para ficarmos a par do que vai ser decidido entre clubes e federação. Mas o mais importante é que a situação que estamos passando com o Covid-19 seja o mais rapidamente superado. Ou ao menos, estabilizada, para que não só o futebol, mas todas as áreas de atuação, estejam aptas a retomarem suas atividades, sem mais prejuízos”, enfatiza.

Números alvirrubros
Vale lembrar que o técnico Rodrigo Bandeira assumiu o Guarany aproximadamente 10 dias antes do começo da Divisão de Acesso. A temporada iniciou com Vanderson Pereira, porém, o profissional aceitou um convite do Gaúcho de Passo Fundo e transferiu-se de clube. Assim, Bandeira teve pouco tempo para adaptação.
A estreia na Divisão de Acesso foi no dia 1° de março, uma vitória por 3 a 0 sobre o Guarani de Venâncio Aires, no estádio Antônio Magalhães Rossell. Os gols foram marcados por Márcio Telê, Giovane Rosa e Fernandinho.
Na segunda rodada, dia 8 de março, o Guarany foi até a Terra dos Marechais para enfrentar o São Gabriel. O alvirrubro até saiu na frente, com Márcio Telê, porém, cedeu a virada e perdeu por 2 a 1, para os donos da casa.
E o terceiro e último jogo foi no dia 11 de março, contra o Inter de Santa Maria, no estádio Antônio Magalhães Rossell. O colorado saiu na frente com Leonardo, mas, ainda no primeiro tempo, o zagueiro Diego Rocha empatou para o Guarany. Na volta do intervalo, Bandeira retornou com o atacante Welder, que fazia sua reestreia com a camisa alvirrubra. De quebra, Welder colocou o Guarany na frente do placar. Porém, já nos acréscimos João Felipe deixou tudo igual e o Guarany empatou por 2 a 2.
Entre as oito equipes do grupo B, o Guarany está na terceira posição, com quatro pontos (uma vitória, um empate e uma derrota) – aproveitamento de 44%. Ao todo, foram seis gols marcados e quatro sofridos, o que representa um saldo de +2.

Decisões sobre o Acesso
Em videoconferência realizada na tarde de quarta-feira, o presidente e a diretoria da Federação Gaúcha de Futebol postergaram para o mês de agosto o reinício da disputa da Divisão de Acesso 2020. A medida observa as orientações de órgãos governamentais e autoridades sanitárias em meio ao enfrentamento da pandemia de coronavírus. A competição, que dá duas vagas na elite do futebol do Rio Grande do Sul, está paralisada desde 16 de março. A decisão contou com o aval dos clubes participantes.
Cada um dos 16 times que disputa a Divisão de Acesso receberá, a título de adiantamento, a quantia de R$ 22 mil, com a finalidade de auxílio ao custeio de despesas. O valor corresponde a 35% da verba de ressarcimento, prevista no artigo 42º do Regulamento Específico da Competição. O restante será pago no reinício dos jogos. Ao todo, o montante corresponde a R$ 62,5 mil para cada clube.
Os filiados também ficarão isentos do pagamento das taxas administrativas da FGF referentes a registros, rescisão, renovação ou prorrogação de contratos de atletas, até o total de 60 jogadores. Entre as demais deliberações da reunião, ficou estabelecido um período de 10 dias para a preparação das equipes, assim que haja a liberação das atividades. Outra novidade é que as datas para registros de novos atletas com condições de jogo serão readequadas ao período da competição. A Federação disponibiliza, ainda, o seu Departamento Jurídico para assessorar os advogados dos clubes. A fórmula da competição e os critérios que definirão campeão, vice-campeão e os rebaixados não sofrerão alterações. Até o mês de março, somente três rodadas foram disputadas.
Agora, a próxima decisão a ser tomada, pela FGF, é referente aos contratos dos jogadores e comissões técnicas. Nesse contexto, já há um diálogo entre os diretores jurídicos dos clubes com o Departamento Jurídico da FGF. A previsão é de que saia uma resolução em breve. E com isso, os clubes teriam respaldo para montarem seus planejamentos para o segundo semestre.
Com a Divisão de Acesso postergada para o segundo semestre, a realização da Copinha, que será chamada de Copa Ibsen Pinheiro, ainda é um impasse. Caso seja cancelada, a FGF precisará remanejar as vagas para a série D do Brasileirão e Copa do Brasil, que são oferecidas pela competição.

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br